CNA vence eleições na África do Sul com 62,2% dos votos
O partido governista Congresso Nacional Africano venceu as eleições gerais na África do Sul, realizadas na quarta
Da Redação
Publicado em 9 de maio de 2014 às 13h11.
Johanesburgo - O partido governista Congresso Nacional Africano (CNA) venceu as eleições gerais na África do Sul , realizadas na última quarta-feira, ao revalidar pela quinta vez consecutiva sua maioria absoluta com 62,24% dos votos, informou nesta sexta-feira a Comissão Eleitoral Independente.
A opositora Aliança Democrática (AD) ficou em segundo lugar ao alcançar 22,15% dos votos, informou a Comissão, após a apuração de 99,5% dos colégios eleitorais do país.
São Paulo - Com a passagem do líder sul-africano (e de toda a África) Nelson Mandela , o que pensam os africanos sobre o futuro do continente? Segundo uma pesquisa da empresa Jana Mobile em 20 países africanos e divulgada pela CNN, eles estão mais otimistas. 2 entre 3 responderam que se sentem mais confiantes sobre o futuro agora do que antes de Mandela chegar ao poder. Sobre suas principais preocupações, a corrupção está no topo da lista. A desigualdade é outra grande preocupação, ao lado da Aids . Já sobre o futuro da África do Sul na percepção de todos os africanos, as coisas não são tão boas. Menos da metade dos africanos disse que, sem Mandela, a África do Sul iria ser bem sucedida. Outra metade disse que ela iria “brigar muito” para manter os avanços de Madiba. Por fim, 3% de pessimistas disseram que ela iria “falhar” sem Mandela. Veja a seguir a opinião e a percepção do futuro pós-Mandela em dez países africanos:
- Está mais otimista agora sobre o seu futuro do que antes de Mandela ser presidente: 91% - Considera os principais desafios do país na era pós-Mandela: Desigualdade (55%), Pobreza (18%) - Seus atuais líderes estão fazendo jus ao legado e aos ensinamentos de Mandela? Plenamente (27%), Sim (55%), Não (18%)
- Está mais otimista agora sobre o seu futuro do que antes de Mandela ser presidente: 49% - Considera os principais desafios do país na era pós-Mandela: Corrupção (40%), Desigualdade (29%), Pobreza (16%) - Seus atuais líderes estão fazendo jus ao legado e aos ensinamentos de Mandela? Plenamente (54%), Sim (31%), Não (15%)
- Está mais otimista agora sobre o seu futuro do que antes de Mandela ser presidente: 55% - Considera os principais desafios do país na era pós-Mandela: Corrupção (46%); Desigualdade, Pobreza, Aids e Guerra (18%) - Seus atuais líderes estão fazendo jus ao legado e aos ensinamentos de Mandela? Plenamente (36%), Sim (36%), Não (28%)
- Está mais otimista agora sobre o seu futuro do que antes de Mandela ser presidente: 52% - Considera os principais desafios do país na era pós-Mandela: Guerra (31%), Desigualdade (28%), Aids (20%) - Seus atuais líderes estão fazendo jus ao legado e aos ensinamentos de Mandela? Plenamente (41%), Sim (41%), Não (18%)
Mais lidas
Mais de Mundo
Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do SurinameNicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionaisConselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estuproTesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês