Mundo

Bloqueio de bairro na capital da Libéria leva a confronto

A decisão de isolar o bairro é parte dos desesperados esforços do governo para impedir a disseminação do vírus do ebola


	Habitantes caminham em West Point: vias que levam à região foram bloqueadas pela polícia
 (Zoom Dosso/AFP)

Habitantes caminham em West Point: vias que levam à região foram bloqueadas pela polícia (Zoom Dosso/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2014 às 16h23.

Monróvia, Libéria - Centenas de moradores de um bairro a beira-mar de Monróvia, capital da Libéria, entraram em confronto com forças de segurança nesta quarta-feira para protestar contra o bloqueio armado da península onde está instalada a comunidade.

A decisão de isolar o bairro é parte dos desesperados esforços do governo para impedir a disseminação do vírus do ebola.

As manifestações tiveram início no período da manhã, quando as vias que levam a West Point foram bloqueadas pela polícia e tropas do Exército e um barco da guarda costeira começou a patrulhar a costa da península.

Quando uma representante do governo local, que não havia dormido em casa, foi a West Point para retirar sua família, centenas de pessoas cercaram sua casa. Militares e policiais conseguiram colocar a funcionária e seus familiares dentro de um carro e saíram em disparada.

Forças de segurança dispararam para o ar para dispersar a multidão e moradores jogaram pedras e outros objetos contra eles. Pelo menos uma pessoa ficou ferida.

O vice-chefe de polícia Abraham Kromah declarou mais tarde que as forças de segurança haviam conseguido restaurar a ordem na região. Ele disse que a polícia investiga se disparos foram feitos no local.

Nesta quarta-feira, policiais e soldados montaram barreiras com madeira e arame farpado para evitar que pessoas entrassem ou saíssem de West Point, bairro que ocupa a península de um quilômetro de extensão que fica onde o rio Mesurado se encontra com o oceano Atlântico.

Pelo menos 50 mil pessoas vivem em West Point, um dos mais pobres e densamente povoados bairros da capital.

Embora condados inteiros e bairros em Serra Leoa e na Libéria tenham sido isolados e limitações para viagens internas tenham limitado a movimentação de pessoas na Guiné, o bloqueio a West Point marca a primeira vez que tais restrições são estabelecidas numa capital.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasLibériaPolítica no BrasilProtestosseguranca-digital

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame