Mundo

Citigroup pode entrar na disputa pelo ABN

Com o negócio, o grupo americano aumentaria sua presença na Europa.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A disputa pelo holandês ABN Amro está esquentando. Embora a banco esteja envolvido em conversas sobre uma possível união com o britânico Barclays, numa transação que pode alcançar os 80 bilhões de dólares, outras instituições estariam interessadas em lançar suas propostas. Segundo o "Wall Street Journal", o grupo americano Citigroup seria um dos potenciais compradores.

O gigante pode fazer uma oferta pois, segundo fontes que não quiseram se identificar, o ABN se enquadraria num modelo estudado pelo Citigroup. A oferta poderia ser considerada hostil, já que não foi solicitada.

O jornal ressaltou que os dois bancos têm atividades na América Latina e Estados Unidos e um acordo entre eles poderia render ao grupo americano um ponto de sustentação na Europa. Há também a possibilidade de que o Citigroup estaria interessado em parte do patrimônio da ABN, tais como o Banco LaSalle, baseado em Chicago, o brasileiro ABN Amro Real. Cada um contribui com 17% dos lucros da ABN.

Entre outros grupos financeiros que também poderia se interessar pelo ABN estão o HSBC, o BBVA, Santander e o Royal Bank of Scotland. Porém, o Citigroup leva a vantagem por ter o maior valor de mercado no mundo.

Recentemente o grupo americano tem focado numa estratégia de crescimento interno e está tentando ganhar a confiança dos investidores. Há algumas semanas eles ofereceram 14 bilhões de dólares para controlar 100% da corretora japonesa Nikko Cordial.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário

Natalidade da China bate nível mais baixo já registrado