Mundo

Citigroup pode entrar na disputa pelo ABN

Com o negócio, o grupo americano aumentaria sua presença na Europa.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A disputa pelo holandês ABN Amro está esquentando. Embora a banco esteja envolvido em conversas sobre uma possível união com o britânico Barclays, numa transação que pode alcançar os 80 bilhões de dólares, outras instituições estariam interessadas em lançar suas propostas. Segundo o "Wall Street Journal", o grupo americano Citigroup seria um dos potenciais compradores.

O gigante pode fazer uma oferta pois, segundo fontes que não quiseram se identificar, o ABN se enquadraria num modelo estudado pelo Citigroup. A oferta poderia ser considerada hostil, já que não foi solicitada.

O jornal ressaltou que os dois bancos têm atividades na América Latina e Estados Unidos e um acordo entre eles poderia render ao grupo americano um ponto de sustentação na Europa. Há também a possibilidade de que o Citigroup estaria interessado em parte do patrimônio da ABN, tais como o Banco LaSalle, baseado em Chicago, o brasileiro ABN Amro Real. Cada um contribui com 17% dos lucros da ABN.

Entre outros grupos financeiros que também poderia se interessar pelo ABN estão o HSBC, o BBVA, Santander e o Royal Bank of Scotland. Porém, o Citigroup leva a vantagem por ter o maior valor de mercado no mundo.

Recentemente o grupo americano tem focado numa estratégia de crescimento interno e está tentando ganhar a confiança dos investidores. Há algumas semanas eles ofereceram 14 bilhões de dólares para controlar 100% da corretora japonesa Nikko Cordial.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame