Mundo

Cinzas de vulcão chileno afetam aeroportos de Uruguai e Argentina

O vulcão mantinha-se em atividade nesta sexta-feira, com uma coluna de cinzas que alcançava os 2 km de extensão

As cinzas obrigaram o cancelamento ou o adiamento de vários voos nesta sexta-feira nos aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu (Cantus/Wikimedia Commons/Reprodução)

As cinzas obrigaram o cancelamento ou o adiamento de vários voos nesta sexta-feira nos aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu (Cantus/Wikimedia Commons/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2011 às 22h03.

Montevidéu - A erupção do vulcão Puyehue, cujas cinzas dirigiam-se nesta sexta-feira para a Argentina, segundo relatórios meteorológicos chilenos, levaram a um funcionamento intermitente dos aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu, sem afetar o andamento da Copa América de futebol.

O vulcão mantinha-se nesta sexta-feira em atividade, com uma coluna de cinzas que alcançava os 2 km de extensão, e se dirigia para o território argentino, onde se manterá por todo o fim de semana, segundo informou às 14h00 de Brasília o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) do Chile.

As cinzas obrigaram o cancelamento ou o adiamento de vários voos nesta sexta-feira nos aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu, o que afetou turistas e jornalistas que buscavam viajar para a Argentina para a Copa América 2011, que ocorre há uma semana nesse país, mas não o desenvolvimento do campeonato.

Na Argentina, as intermitentes suspensões nos aeroportos que servem a Buenos Aires (o internacional de Ezeiza e o Aeroparque, para conexões e países fronteiriços) impediram a viagem nesta sexta-feira de um grupo de torcedores em Ezeiza, mas a maioria dos simpatizantes já se encontra em regiões próximas aos estádios onde se desenvolve o torneio.

As autoridades dispuseram um aeroporto alternativo em Córdoba (700 km ao norte) para distribuir as seleções em suas respectivas sedes, que se encontram até o norte do país, enquanto as cinzas afetam a região sul.

Cerca de 70 voos foram cancelados nesta sexta-feira no Uruguai devido à nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue, segundo o site do Aeroporto Internacional de Carrasco, que serve à capital uruguaia.


A maioria dos voos afetados tinha como origem ou destino Buenos Aires, mas também foram suspensas conexões com Lima, Santiago, Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.

"A previsão é que a nuvem de cinza vulcânica incline-se para o sudeste, afetando apenas o território argentino", durante todo o fim de semana, informou a Direção Meteorológica do Chile.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAviaçãoChileDesastres naturaisSetor de transporteVulcões

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países