Mundo

Cinzas cancelam voos na Argentina e no Uruguai

Vulcão chileno Puyehue voltou a expelir cinzas em 4 de junho, pela primeira vez em cinco décadas

Cinzas têm causado problemas intermitentes no tráfego aéreo do Cone Sul (Claudio Santana/AFP)

Cinzas têm causado problemas intermitentes no tráfego aéreo do Cone Sul (Claudio Santana/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2011 às 14h24.

Buenos Aires - Nuvens de cinza do vulcão chileno Puyehue provocaram o cancelamento de voos hoje em aeroportos na capital do Uruguai e da Argentina. Diversos voos internacionais e locais estavam atrasados ou haviam sido cancelados em Buenos Aires, informou a autoridade aeroportuária Aeropuertos Argentina 2000 em seu site (www.aa2000.com.ar).

O Puyehue voltou a expelir cinzas em 4 de junho, pela primeira vez em cinco décadas. Desde então, tem causado problemas intermitentes no tráfego aéreo do Cone Sul. Voos em cidades como Montevidéu, Santiago e no sul do Brasil tiveram de ser adiados pelas cinzas vulcânicas que se espalharam pelo Hemisfério Sul, chegando a atrapalhar as rotas aéreas na Austrália e na Nova Zelândia.

O cancelamento de voos nesta sexta-feira atrapalha também os passageiros que chegam à Argentina para a Copa América, que vai até o dia 24 e é acompanhada por milhares de torcedores. O torneio regional de futebol é realizado em várias cidades argentinas.

Em Montevidéu, mais de 20 voos foram cancelados pelas cinzas, disseram funcionários no Aeroporto Internacional de Carrasco. A maioria tinha como destino Buenos Aires ou era oriunda da capital argentina, porém as partidas para locais como Lima e Porto Alegre também estavam canceladas.

Meteorologistas disseram que o tráfego aéreo deve ser afetado pelo restante da sexta-feira nas duas cidades. As províncias no sudoeste da Argentina, entre elas Rio Negro e Neuquén, estão em estado de emergência por causa dos seguidos danos causados por uma grande coluna de cinzas vulcânicas do Puyehue. O vulcão fica nos Antes, 870 quilômetros ao sul de Santiago e perto da fronteira argentina. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAmérica LatinaArgentinaChileDesastres naturaisSetor de transporteTransportesUruguaiVulcões

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem