Mundo

Cinco corpos são encontrados no Himalaia indiano em busca por alpinistas

Oito alpinistas estão desaparecidos desde sexta-feira, quando não voltaram para o acampamento-base próximo da 2ª montanha mais alta da Índia

Índia: os alpinistas de cinco nacionalidades estão desaparecidos desde sexta-feira (Vishal Bhatnagar/Getty Images)

Índia: os alpinistas de cinco nacionalidades estão desaparecidos desde sexta-feira (Vishal Bhatnagar/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 3 de junho de 2019 às 13h47.

Nova Déli — Cinco corpos foram encontrados no alto de uma montanha no Himalaia indiano nesta segunda-feira durante uma busca aérea por oito alpinistas que, teme-se, tenham sido levados por uma avalanche na semana passada, disse uma autoridade governamental.

Os alpinistas — quatro do Reino Unido, dois dos Estados Unidos, um da Austrália e um da Índia — foram dados como desaparecidos por colegas na sexta-feira por não terem voltado ao seu acampamento-base perto de Nanda Devi, a segunda montanha mais alta da Índia.

Um helicóptero da Força Aérea viu os cinco corpos durante um voo sobre a área na qual desapareceram, explicou Vijay Kumar Jogdande, principal autoridade governamental do distrito vizinho de Pithoragarh.

"Quatro corpos podem ser vistos juntos e um quinto um pouco distante dos outros", disse.

Agora a missão de busca trabalha com a suposição de que todos os oito alpinistas morreram, acrescentou.

"Estamos tentando recuperar os corpos. Acreditamos que os outros três estarão próximos."

Os alpinistas tentavam escalar um pico sem nome e nunca escalado de 6.477 metros próximo de Nanda Devi quando sua rota foi atingida por uma "avalanche considerável", disse a Moran Mountain, empresa que organizou a expedição.

Jogdande disse que os corpos estão acima dos 5 mil metros e que a possibilidade de uma segunda avalanche dificultará o acesso ao local. Ainda não se decidiu se uma equipe irá a pé ou pelo ar, disse.

"Estamos estudando as duas alternativas. Como os corpos estão em uma altitude alta é um terreno inacessível, ainda instável que poderia levar a uma avalanche secundária. Estamos elaborando um plano."

"Sempre seria um lugar perigoso para se ir. O Monte Everest é mais fácil de escalar."

Uma equipe levaria ao menos uma semana para chegar à área, disse Sanjay Gunjiyal, autoridade policial de alto escalão envolvida na missão, à Reuters.

Quatro alpinistas do grupo voltaram e mais tarde deram o alerta sobre seus colegas desaparecidos. Eles foram retirados de seu acampamento-base de helicóptero e estão "bem e saudáveis", disse Tripti Bhatt, autoridade da Força Estatal de Reação a Desastres de Uttarakhand.

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaMortes

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia