Mundo

Ciclone leva 800 mil a deixar casas na Índia; veja fotos

Evacuação em massa reduziu efeitos da tragédia; pelo menos 7 pessoas morreram durante passagem do ciclone Phailin na Índia

Uma mulher olha destroços da sua casa após passagem de ciclone no estado de Odisha: meio milhão pode ficar desabrigados (REUTERS/Ahmad Masood)

Uma mulher olha destroços da sua casa após passagem de ciclone no estado de Odisha: meio milhão pode ficar desabrigados (REUTERS/Ahmad Masood)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 13 de outubro de 2013 às 19h42.

São Paulo – Com ventos de mais de 200 km/h e ondas de cerca de 3 metros de altura, o ciclone Phailin passou pela costa oriental da Índia e matou ao menos 7 pessoas, segundo informações da agência de notícias Reuters. Estima-se que cerca de meio milhão de pessoas, que tiveram suas casas destruídas, ficarão desabrigadas.

A tragédia só não foi maior graças a um sistema de evacuação que permitiu que 873 mil pessoas nos estados de Odisha e Andra Pradesh deixassem suas casas.

Há 14 anos, segundo o New York Times, um ciclone com as mesmas proporções deixou 10 mil pessoas mortas na região. Desde então, foram construídos meio milhão de abrigos contra tempestades. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisFuracõesÍndia

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza