Mundo

CicloFaixa de Curitiba deve ser inaugurada no final de outubro

Destinada ao lazer, ela conta com quatro quilômetros de extensão no centro da cidade e funcionará aos domingos e feriados

Capital do Paraná recebe o "Circuito Ciclístico", modelo inspirado nas ciclovias de São Paulo  (Adriano Aurelio Araujo/Flickr)

Capital do Paraná recebe o "Circuito Ciclístico", modelo inspirado nas ciclovias de São Paulo (Adriano Aurelio Araujo/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2011 às 16h23.

São Paulo - Curitiba se prepara para inaugurar a CicloFaixa de lazer. As alterações na sinalização de trânsito da cidade já começaram a ser feitas e a previsão é de que o primeiro trecho seja inaugurado no dia 23 de outubro.

O modelo aplicado à capital do Paraná foi inspirado nas ações de incentivo ao uso da bicicleta em São Paulo e foi batizado de Circuito Ciclístico. As faixas destinadas exclusivamente aos ciclistas serão pintadas do chão, na pista da esquerda das ruas que compões a rota.

O primeiro trajeto tem quatro quilômetros e está localizado na região central de Curitiba, no entanto existe o projeto de ampliar este alcance para outros bairros da cidade. Assim como em São Paulo, a faixa irá funcionar somente aos domingos e feriados, já que é destinada ao lazer, mesmo que tenha embutida nela a proposta de incentivar o uso da bicicleta como alternativa ao transporte urbano.

Uma das preocupações dos ciclistas curitibanos é em relação à posição ocupada pela ciclofaixa, que foi pintada ao lado esquerdo das faixas de automóveis. No entanto, a prefeitura argumentou que a escolha se deu justamente para proporcionar maior segurança aos ciclistas da cidade.

Acompanhe tudo sobre:BicicletasParanáSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano