Mundo

Chineses vão às ruas em protesto sobre ilhas

Manifestantes chineses tomaram as ruas em protesto, viraram carros de marcas japonesas e quebraram janelas em algumas empresas de propriedade japonesa


	Manifestantes chineses tomaram as ruas em protesto, viraram carros de marcas japonesas e quebraram janelas em algumas empresas de propriedade japonesa,
 (Barry Huang/Reuters)

Manifestantes chineses tomaram as ruas em protesto, viraram carros de marcas japonesas e quebraram janelas em algumas empresas de propriedade japonesa, (Barry Huang/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2012 às 15h22.

Senkaku Islands  - As disputas territoriais do Japão com seus vizinhos ressurgiram neste domingo após um grupo de ativistas nacionalistas desembarcar e levantar bandeiras em uma ilha, que é também reclamada pela China.

Manifestantes chineses tomaram as ruas em protesto, viraram carros de marcas japonesas e quebraram janelas em algumas empresas de propriedade japonesa, ao mesmo tempo que a China apresentou um pedido formal para que o Japão evite um aumento das tensões.

Dez japoneses fizeram um desembarque não autorizado em Uotsuri, um arquipélago pequeno conhecido no Japão como Ilhas Senkaku, e como Ilhas Diaoyu Islands, na China. As ilhas não habitadas são rodeadas por ricos bancos de pesca e controladas pelo Japão, mas também são disputadas pela China e Taiwan.

Dos 10 japoneses que visitaram a ilha, cinco eram membros conservadores de uma assembleia local. "As Senkaku são sem dúvida território japonês. Espera-se que o Japão leve isso a sério", afirmou Eiji Kosaka, um membro da assembleia do distrito de Arakawa, em Tóquio.

O Ministério de Relações Exteriores da China protestou, convocando o embaixador do Japão para expressar suas queixas. "O lado japonês deve tratar adequadamente a questão atual e evitar danificar seriamente a situação geral das relações entre China e Japão", disse o porta-voz do ministério Qin Gang em um comunicado.

Tóquio rejeitou uma queixa do embaixador da China para o Japão, Cheng Yonghua, de acordo com Ministério das Relações Exteriores do Japão.

O vice-ministro de Relações Exteriores, Kenichiro Sasae, disse a Cheng em uma conversa por telefone que os protestos na China foram "lamentáveis" e exortou as autoridades chinesas a garantirem a segurança de dezenas de milhares de cidadãos japoneses, segundo o ministério. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPaíses ricosÁsiaProtestosChinaJapão

Mais de Mundo

No 25º dia de guerra, Trump diz que Irã concordou que 'nunca' terá armas nucleares

Presidente do México diz que avalia aliança petrolífera com Brasil proposta por Lula

Príncipe da Arábia Saudita pressiona Trump para continuar guerra contra Irã, diz Jornal

Milei minimiza crimes da ditadura em vídeo sobre 50º aniversário do golpe