Mundo

China oferece ajuda à Indonésia após tsunami

Um tsunami atingiu as ilhas de Sumatra e Java na noite de sábado (22), matou 281 pessoas e deixou mais de mil feridos

Tsunami na Indonésia: Vista aérea de uma área afetada após o desastre que atingiu a costa de Pandeglang (Antara Foto/HO-Susi Air/Reuters)

Tsunami na Indonésia: Vista aérea de uma área afetada após o desastre que atingiu a costa de Pandeglang (Antara Foto/HO-Susi Air/Reuters)

E

EFE

Publicado em 24 de dezembro de 2018 às 07h39.

Pequim - A China ofereceu nesta segunda-feira (24) suas condolências às famílias dos pelo menos 281 mortos após o tsunami registrado na Indonésia e afirmou que "fornecerá ajuda" aos afetados através da Cruz Vermelha.

"Esperamos que os indonésios possam superar este desastre e voltar às suas vidas normais o mais rápido possível. A China, através da Cruz Vermelha, vai ajudá-los a deixar para trás estes momentos difíceis", explicou em entrevista coletiva a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês Hua Chunying.

Além disso, a porta-voz revelou que o presidente da China, Xi Jinping, enviou uma mensagem "na qual expressa condolências às famílias que perderam entes queridos", ao mesmo tempo que desejou uma pronta recuperação aos feridos.

"A Indonésia é um vizinho e amigo da China, e as perdas humanas causadas por este tsunami nos causaram grande preocupação", acrescentou Hua.

As autoridades indonésias elevaram hoje para 281 o número de mortos, para 1.016 o de feridos e para 57 o de desaparecidos após o tsunami causado após a erupção do vulcão Anak Krakatau no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDesastres naturaisIndonésiaMortesTsunamiVulcões

Mais de Mundo

Membro de movimento neonazista é preso por planejar ataques durante os Jogos Olímpicos de Paris

Governo Trabalhista do Reino Unido apresenta novo pacote de leis

Campanha republicana defende posse de armas após tentativa de assassinato de Trump

Primeira pesquisa após atentado mostra Biden e Trump tecnicamente empatados

Mais na Exame