China ocupa primeiro lugar no mundo em centros de inovação tecnológica global
A China manteve ainda a primeira posição no mundo em termos de quantidade de pedidos de patente do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) internacionais por quatro anos consecutivos.
Agência
Publicado em 13 de novembro de 2023 às 17h04.
A China alcançou a 12ª posição no Índice Global de Inovação de 2023 e, pela primeira vez, liderou o mundo em número de clusters e centros de inovação tecnológica entre os listados como 100 melhores.
Segundo o diretor da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China, Shen Changyu, até setembro de 2023, a China possuía 4,805 milhões de patentes de invenção e 45,122 milhões de marcas registradas efetivas, e o volume de registros de direitos autorais em 2022 alcançou 6,353 milhões de casos. Além disso, a China manteve a primeira posição no mundo em termos de quantidade de pedidos de patente do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) internacionais por quatro anos consecutivos.
- RaiaDrogasil (RADL3) revisa guidance e acelera plano de expansão para até 600 lojas em dois anos
- ExxonMobil anuncia planos de abrir fábrica de lítio para veículos elétricos
- O que entra na Netflix esta semana? Veja os filmes e as séries
- América-MG é o primeiro time rebaixado do Brasileirão; veja o risco de queda dos outros clubes
- Biden e Xi Jinping discutirão no dia 15 temas globais, cooperação e competição responsável
- The Crown, DNA do Crime e V para Vingança: veja o que entra na Netflix essa semana
Paralelamente, a transformação e aplicação de propriedade intelectual na China também estão sendo continuamente reforçadas. Shen mencionou a implementação do “Plano de Ação Especial para Transformação e Aplicação de Patentes (2023-2025)” e a aceleração da implementação de sistemas como licenças abertas de patentes. Ele observou que as indústrias intensivas em patentes e as indústrias de direitos autorais representam, respectivamente, 12.44% e 7.41% do PIB, promovendo significativamente o desenvolvimento econômico de alta qualidade.
Shen Changyu também afirmou que o próximo passo será acelerar o desenvolvimento da China como uma potência em propriedade intelectual, para melhor servir o desenvolvimento impulsionado pela inovação.