Mundo

China: Nova cúpula comunista será anunciada na 5ª feira

O anúncio ocorrerá um dia após o fim do 18º Congresso do partido, segundo informou hoje o PC chinês


	É esperado que Xi Jinping seja o primeiro da fila durante marcha, o que indicaria ser ele o novo líder do partido
 (Goh Chai Hin/AFP)

É esperado que Xi Jinping seja o primeiro da fila durante marcha, o que indicaria ser ele o novo líder do partido (Goh Chai Hin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 10h46.

Pequim - O Partido Comunista da China vai anunciar na quinta-feira (15) o novo grupo de líderes que vai comandar o país pela próxima década. O anúncio ocorrerá um dia após o fim do 18º Congresso do partido, segundo informou hoje o PC chinês.

O tão esperado dia do anúncio foi confirmado pela equipe de assessoria de imprensa do Congresso, realizado a cada cinco anos para mudar o alto escalão do partido.

As expectativas são de que o presidente Hu Jintao, que está no poder há dez anos, entregue o comando do PCC a seu vice, Xi Jinping, seguindo a tradição que ocorre sempre no dia seguinte ao fim do Congresso.

O acordo sobre a nova liderança é feito por meio de negociações políticas entre facções do Partido Comunista e é revelado à nação na forma de uma marcha em fila diante das câmeras no Grande Salão do Povo de Pequim.

Funcionários do partido informaram que o Comitê Permanente do Politburo, constituído de nove membros que governam a China, vai "se encontrar com a imprensa" na quinta-feira. Até agora, a data do anúncio ainda não havia sido confirmada.


É esperado que Xi Jinping seja o primeiro da fila durante marcha, o que indicaria ser ele o novo líder do partido. Ele então seria formalmente nomeado presidente em março de 2013 pelo Parlamento. O atual vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, também deve subir na hierarquia e ser nomeado primeiro-ministro em março, no lugar de Wen Jiabao.

As alterações na liderança da China ocorrem no momento em que o país enfrenta o desafio de recuperar sua economia, que vem sofrendo uma rara desaceleração.

Se tudo ocorrer conforme a tradição, Xi Jinping e Li Keqiang devem liderar o governo chinês por dez anos. O Comitê, no entanto, é reajustado a cada cinco anos, com a troca de posições inferiores no partido. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComunismoGoverno

Mais de Mundo

Payroll: EUA cria 256 mil vagas em dezembro, muito acima da previsão do mercado

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU