Mundo

China: Nova cúpula comunista será anunciada na 5ª feira

O anúncio ocorrerá um dia após o fim do 18º Congresso do partido, segundo informou hoje o PC chinês


	É esperado que Xi Jinping seja o primeiro da fila durante marcha, o que indicaria ser ele o novo líder do partido
 (Goh Chai Hin/AFP)

É esperado que Xi Jinping seja o primeiro da fila durante marcha, o que indicaria ser ele o novo líder do partido (Goh Chai Hin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 10h46.

Pequim - O Partido Comunista da China vai anunciar na quinta-feira (15) o novo grupo de líderes que vai comandar o país pela próxima década. O anúncio ocorrerá um dia após o fim do 18º Congresso do partido, segundo informou hoje o PC chinês.

O tão esperado dia do anúncio foi confirmado pela equipe de assessoria de imprensa do Congresso, realizado a cada cinco anos para mudar o alto escalão do partido.

As expectativas são de que o presidente Hu Jintao, que está no poder há dez anos, entregue o comando do PCC a seu vice, Xi Jinping, seguindo a tradição que ocorre sempre no dia seguinte ao fim do Congresso.

O acordo sobre a nova liderança é feito por meio de negociações políticas entre facções do Partido Comunista e é revelado à nação na forma de uma marcha em fila diante das câmeras no Grande Salão do Povo de Pequim.

Funcionários do partido informaram que o Comitê Permanente do Politburo, constituído de nove membros que governam a China, vai "se encontrar com a imprensa" na quinta-feira. Até agora, a data do anúncio ainda não havia sido confirmada.


É esperado que Xi Jinping seja o primeiro da fila durante marcha, o que indicaria ser ele o novo líder do partido. Ele então seria formalmente nomeado presidente em março de 2013 pelo Parlamento. O atual vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, também deve subir na hierarquia e ser nomeado primeiro-ministro em março, no lugar de Wen Jiabao.

As alterações na liderança da China ocorrem no momento em que o país enfrenta o desafio de recuperar sua economia, que vem sofrendo uma rara desaceleração.

Se tudo ocorrer conforme a tradição, Xi Jinping e Li Keqiang devem liderar o governo chinês por dez anos. O Comitê, no entanto, é reajustado a cada cinco anos, com a troca de posições inferiores no partido. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaComunismoGoverno

Mais de Mundo

Ursula von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia

França faz hoje eleição para a Presidência da Assembleia Nacional

Autor do atentado contra Donald Trump postou sobre ataque dias antes em plataforma de jogos online

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais na Exame