Mundo

China inicia preparativos para encontro entre Xi e Trump

Segundo a representante da Chancelaria chinesa, objetivo é "assegurar que a troca entre os dois presidentes seja bem-sucedida e produtiva"

Xi Jinping: as relações entre o regime comunista e Trump começaram com problemas por questões como a postura do líder americano com Taiwan (Denis Balibouse/Reuters)

Xi Jinping: as relações entre o regime comunista e Trump começaram com problemas por questões como a postura do líder americano com Taiwan (Denis Balibouse/Reuters)

E

EFE

Publicado em 20 de março de 2017 às 13h51.

Pequim - O governo da China anunciou nesta segunda-feira que já começou os preparativos para um próximo encontro entre o presidente da China, Xi Jinping, e seu colega americano, Donald Trump.

A porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Hua Chunying, ressaltou hoje em entrevista coletiva que a possível reunião foi um dos temas de discussão do secretário de Estado americano, Rex Tillerson, durante sua visita a Pequim no fim de semana.

"Acordamos manter o contato a respeito para assegurar que a troca entre os dois presidentes seja bem-sucedida e produtiva", ressaltou hoje a representante da Chancelaria chinesa.

Embora ainda não tenham sido decididos os detalhes do encontro, o primeiro entre os dois presidentes, fontes da Administração americana anteciparam na semana passada que Trump tinha previsto convidar em abril Xi para sua propriedade de Mar-a-Lago, na Flórida (sudeste dos EUA).

Tillerson se reuniu com o presidente Xi no domingo, embora as notas oficiais sobre esse encontro não tenham mencionado que o secretário de Estado estendeu o convite ou que o líder chinês aceitou.

As relações entre o regime comunista e Trump começaram com problemas, por questões como a postura do líder americano com Taiwan e outros focos de tensão bilateral, mas os enfrentamentos se suavizaram desde janeiro, quando começaram os contatos diretos a alto nível entre as duas administrações.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Xi Jinping

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua