Mundo

China eleva pagamentos de pensões e emite orientações para sistema básico de cuidados aos idosos

No ano passado, a China elevou os pagamentos básicos de pensão para aposentados em 4% em relação ao ano anterior

Idosos: população chinesa está envelhecendo.  (JADE GAO/Getty Images)

Idosos: população chinesa está envelhecendo. (JADE GAO/Getty Images)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 22 de maio de 2023 às 18h15.

A China anunciou nesta segunda-feira (22) que irá aumentar os pagamentos básicos de pensão para idosos em 2023, marcando o 19º aumento anual consecutivo. O pagamento médio mensal para aposentados de empresas, agências governamentais e instituições públicas será elevado em 3,8% em relação ao nível de 2022, de acordo com um comunicado conjunto emitido pelo Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social e o Ministério das Finanças.

No ano passado, a China elevou os pagamentos básicos de pensão para aposentados em 4% em relação ao ano anterior. O país acelerou seus esforços para mobilizar mais recursos para lidar com uma sociedade em envelhecimento. Dados oficiais mostram que, até o final de 2022, o número de pessoas com 60 anos ou mais na China havia ultrapassado 280 milhões, representando 19,8% da população total do país, em comparação com 8,87% em 2010.

Recentemente, o país divulgou um conjunto de diretrizes para facilitar a construção de um “sistema básico de cuidados aos idosos” como parte dos esforços para implementar uma estratégia nacional pró-ativa em relação ao envelhecimento populacional e garantir acesso equitativo a serviços públicos.

Diretrizes

De acordo com as diretrizes, divulgadas conjuntamente pelo Escritório Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e o Escritório Geral do Conselho de Estado, os serviços básicos de cuidados aos idosos consistem em assistência material, cuidados de enfermagem e serviços de cuidadores, entre outros. Eles são fornecidos diretamente pelo governo ou por partes apoiadas pelo governo.

As diretrizes destacaram que o sistema deve seguir os princípios de atender às necessidades essenciais e ser universalmente acessível. Ao mesmo tempo, o sistema também deve oferecer suporte às famílias com dificuldades financeiras no cuidado aos idosos e garantir que todos os recursos institucionais relacionados ao cuidado aos idosos sejam otimizados e integrados.

As diretrizes listaram cinco aspectos-chave nos quais mais trabalho deve ser feito. Isso inclui a criação e implementação de uma lista de serviços de cuidados aos idosos, o estabelecimento de um mecanismo de resposta ativa para fornecer serviços precisos, o aprimoramento do mecanismo que garante serviços adequados de cuidados aos idosos, o aumento da capacidade de serviço e tornar esses serviços mais acessíveis.


Tradução: Mei Zhen Li
Fonte: GOV.CN

Acompanhe tudo sobre:ChinaAposentadoria

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame