Agência de Notícias
Publicado em 9 de setembro de 2024 às 17h21.
Última atualização em 9 de setembro de 2024 às 17h37.
A China e a Rússia realizarão mais uma rodada de exercícios navais conjuntos no Mar do Japão neste mês de setembro, segundo informou o Ministério da Defesa chinês nesta segunda-feira. As manobras, chamadas de “Norte/Interação-2024”, acontecerão tanto nas águas quanto no espaço aéreo do Mar do Japão e do Mar de Okhotsk, embora as datas exatas não tenham sido divulgadas.
Além dos exercícios no Mar do Japão, as Marinhas dos dois países também realizarão uma quinta patrulha marítima conjunta no Oceano Pacífico. A China participará ainda dos exercícios estratégicos "Oceano-2024" da Rússia, ampliando a cooperação militar entre as duas nações.
Em 2023, China e Rússia já haviam conduzido exercícios semelhantes, com a participação dos navios russos "Admiral Tributs" e "Admiral Panteleyev", além das corvetas "Gremiaschii" e "Gueroi Rossiiskoi Federatsii Aldar Tsidenzhapov".
As manobras "Norte/Interação" incluem combates antissubmarinos, proteção de rotas e comunicações tanto no mar quanto no espaço aéreo, além de práticas conjuntas de tiro de artilharia. Em edições anteriores, a Marinha do Exército Popular de Libertação da China participou com quatro navios de guerra e um navio de apoio, reforçando a capacidade de cooperação e a presença naval no Pacífico.
Esses exercícios são parte do crescente alinhamento militar entre China e Rússia, com foco em fortalecer a segurança e a comunicação estratégica em áreas marítimas e aéreas.