Mundo

China diz que ajudará Portugal a combater crise

No entanto, a China não se comprometeu com a compra de títulos da dívida portuguesa, como o país ibérico esperava

Hu Jitao, presidente chinês: "Queremos tomar medidas concretas para ajudar Portugal a enfrentar a crise financeira global" (Getty Images)

Hu Jitao, presidente chinês: "Queremos tomar medidas concretas para ajudar Portugal a enfrentar a crise financeira global" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2010 às 14h44.

Lisboa - O presidente chinês, Hu Jintao, disse neste domingo que seu país vai apoiar os esforços de Portugal para combater a crise financeira, mas não se comprometeu com a compra de títulos da dívida portuguesa, como o país ibérico esperava.

"Queremos tomar medidas concretas para ajudar Portugal a enfrentar a crise financeira global", afirmou o presidente chinês após encontrar-se com o primeiro-ministro português, José Sócrates, sem dar mais detalhes.

Os dois países sinalizaram cooperação em áreas como serviços financeiros, logística, energia renovável e turismo. Também concordaram em trabalhar para dobrar o comércio bilateral até 2015.

Hu disse ainda que vai estimular companhias chinesas a investirem em Portugal, enquanto a China encoraja empresas portuguesas a vender mais produtos no país mais populoso do mundo.

Num exemplo de investimento potencial mútuo, a EDP --maior companhia de Portugal, com atuação na área de serviços públicos-- disse que a China Power Holding International (CPI), com a qual assinou um acordo para uma potencial parceria, havia expressado interesse em comprar uma participação da empresa portuguesa.

Investidores temem que Portugal não consiga gerenciar seu déficit orçamentário, e problemas de dívida vêm provocando um forte aumento nos prêmios pagos pelos títulos públicos do governo, elevando a possibilidade de um pacote de socorro semelhante ao da Grécia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCrises em empresasEuropaPiigsPortugal

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA