China atinge 420 milhões de internautas
Pequim - O número de usuários chineses da internet atingiu 420 milhões no fim de junho, o maior contigente do mundo por país, graças ao aumento das conexões por meio da telefonia celular, informou hoje o Centro de Informação de Rede e Internet da China (CNNIC, na sigla em inglês). Desde dezembro de 2009, segundo […]
Da Redação
Publicado em 15 de julho de 2010 às 13h19.
Pequim - O número de usuários chineses da internet atingiu 420 milhões no fim de junho, o maior contigente do mundo por país, graças ao aumento das conexões por meio da telefonia celular, informou hoje o Centro de Informação de Rede e Internet da China (CNNIC, na sigla em inglês).
Desde dezembro de 2009, segundo o relatório de CNNIC, 36 milhões a mais de chineses se somaram a estes serviços.
O dado representa que 31,8% do país mais povoado do mundo (1,320 bilhão de habitantes) usa internet, em comparação com 28,9% do fim de 2009.
O aumento de clientes que se conectam pelo celular foi o principal impulso para o aumento do dado, com 277 milhões de proprietários de celular com acesso à rede que representam 65,9% do total de internautas chineses.
O número de clientes chineses que se conectam através de celular aumentou desde o fim de 2009 até o fim de junho em 43,34 milhões, acrescenta o relatório oficial.
Ao menos 49,14 milhões de chineses se conectam a internet pelos celulares, o que indica o enorme potencial para a indústria móvel de internet, segundo o CNNIC.
De forma paralela, os negócios pela rede cresceram em grande velocidade, já que 140 milhões, ou 10% da população chinesa, realizam compras pela internet.
Mais de 128 milhões usam os sistemas de pagamento de internet e 122 milhões são clientes de serviços bancários "online".
O principal problema dos internautas chineses, no entanto, é a falta de segurança e os vírus, já que 60% sofreram ataques de "hackers" ou de vírus nos primeiros seis meses do ano.
O relatório indica que mais de 30% de chineses denunciaram o roubo de suas senhas de internet.
China superou aos EUA como maior mercado de internet do mundo em fevereiro de 2008, quando alcançou os 221 milhões de usuários.