Mundo

Chilenos pedem nova Constituição

O objetivo é sensibilizar os políticos para a realização de uma consulta pública sobre a reforma constitucional


	Manifestação dos estudantes do Chile: os manifestantes alegam que a atual Constituição é do ditador Augusto Pinochet (1973-1990)
 (©AFP / Martin Bernetti)

Manifestação dos estudantes do Chile: os manifestantes alegam que a atual Constituição é do ditador Augusto Pinochet (1973-1990) (©AFP / Martin Bernetti)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2012 às 12h38.

Brasília - Mais de 100 sindicatos, grupos sociais e associações fazem campanha para mudar Constituição chilena. Está marcado para hoje (24) um abraço simbólico ao redor do prédio do Parlamento, em Santiago. O objetivo é sensibilizar os políticos para a realização de uma consulta pública sobre a reforma constitucional.

Os manifestantes alegam que a atual Constituição é do ditador Augusto Pinochet (1973-1990). Esteban Maturana, um dos organizadores do protesto, disse que é fundamental o Chile ter "uma nova Constituição, verdadeiramente democrática". Ele quer espaço para a sociedade civil, a promoção de plebiscitos e referendos, além de equilíbrio entre Poderes – Executivo, Judiciário e Legislativo.

O coordenador de Ação Ecológica, Mariano Rendón, disse que o objetivo de uma eventual Assembleia Constituinte deve ser "unir todas as lutas dos movimentos sociais” para preservar os direitos dos cidadãos e a democracia. Para ele, é essencial garantir a proteção ambiental e a preservação dos direitos dos estudantes e trabalhadores.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileLegislaçãoPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Com chancela da IMSA, Poker se estabelece como esporte da mente e coroa trajetória de luta da WPF

Para este economista, políticas de Trump podem causar recessão aos EUA já em 2025

Não faz sentido negociar novos compromissos sem acelerar Acordo de Paris, diz Lula no G20

Presidente paraguaio recebe alta hospitalar e retornará hoje à cúpula do G20