Mundo

Chávez será sepultado no Panteão junto de Simón Bolívar

O Panteão Nacional é onde, além de Bolívar, estão sepultados outros heróis nacionais e consiste em uma edificação centenária em que foi construído no final de 2010

Fotos de Hugo Chávez são penduradas na Academia Militar, onde o funeral do presidente está sendo realizado, em Caracas (REUTERS / Jorge Dan Lopez)

Fotos de Hugo Chávez são penduradas na Academia Militar, onde o funeral do presidente está sendo realizado, em Caracas (REUTERS / Jorge Dan Lopez)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2013 às 07h28.

Caracas - O caixão com o corpo do presidente venezuelano Hugo Chávez será transferido para o Panteão Nacional, onde se encontra o mausoléu do Libertador Simón Bolívar, depois que for aprovada nas próximas semanas uma emenda constitucional, anunciou neste domingo o presidente interino do país, Nicolás Maduro.

"Chávez ao Panteão junto de Simón", disse Maduro. Este foi o slogan que levou à Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) a pedir a emenda constitucional que deve ser aprovada na próxima terça-feira pela Assembleia Nacional, com maioria governista.

O Panteão Nacional é onde, além de Bolívar, estão sepultados outros heróis nacionais e consiste em uma edificação centenária em que foi construído no final de 2010 o chamado Mausoléu a Bolívar.

A Constituição da Venezuela reserva a honra de que sejam sepultados no Panteão "venezuelanos e venezuelanas ilustres que tenham prestado serviços eminentes à República, depois de serem transcorridos 25 anos de seu falecimento", e ordena que a decisão seja adotada pela Assembleia Nacional.

Na próxima sexta-feira serão completados dez dias da morte de Chávez. Maduro afirmou em um pronunciamento televisado que seus restos serão transferidos para o Quartel da Montanha, outro edifício centenário do centro de Caracas onde o corpo permanecerá.

Chávez dirigiu do Quartel da Montanha, como tenente-coronel, o fracassado golpe de Estado de 4 de fevereiro de 1992, quando tentou derrubar o então presidente, Carlos Andrés Pérez.

Nesse lugar do bairro 23 de Janeiro, próximo ao palácio presidencial de Miraflores, se resguardará inicialmente o corpo embalsamado do presidente da Venezuela.

O corpo de Chávez é velado desde a quarta-feira passada na Academia Militar, onde milhares de pessoas fazem fila para vê-lo e se despedirem.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezMortesPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal