Mundo

Chávez retorna a Cuba para terceiro ciclo de radioterapia

O chefe de Estado da Venezuela está em tratamento contra um câncer que foi diagnosticado inicialmente em junho de 2011

Durante sua aparição na televisão, Chávez cumprimentou o Papa e aplaudiu "a importância que a Igreja Católica dá a Cuba" (©AFP / Miguel Angel Angul)

Durante sua aparição na televisão, Chávez cumprimentou o Papa e aplaudiu "a importância que a Igreja Católica dá a Cuba" (©AFP / Miguel Angel Angul)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2012 às 11h14.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, viajou a Cuba para o terceiro ciclo de radioterapia no tratamento contra o câncer. "Já sobre a pista do Aeroporto Internacional Simón Bolívar! Rumo a Havana, com a Fé posta ni Cristo Ressuscitado! Viveremos e Venceremos!", escreveu o presidente em sua conta no Twitter, @chavezcandanga.

O chefe de Estado da Venezuela está em tratamento contra um câncer que foi diagnosticado inicialmente em junho de 2011.

Pouco antes da viagem, Chávez presidiu uma reunião ministerial durante a qual anunciou o aumento do salário mínimo, gradual, de 32,25%, em 2012, que segundo o governo beneficiará 3,9 milhões de trabalhadores e ficará acima da inflação prevista por Caracas para o ano - entre 20 e 22%.

Chávez declarou que estava pronto para viajar a Havana e continuar a "batalha" por sua saúde.

O presidente, de 57 anos, foi operado de um primeiro tumor cancerígeno em junho de 2011 em Havana, onde também foi submetido a três das quatro sessões de quimioterapia que recebeu no total.

Em fevereiro foi operado, também em Havana, de um segundo tumor, detectado na mesma área de onde foi extirpado o primeiro, para depois iniciar a radioterapia. O governo venezuelano não informou o tipo de câncer de Chávez nem onde estavam os tumores malignos.

O presidente se tratou quase exclusivamente em Cuba.

Na quinta-feira, durante uma missa, Chávez pediu a Deus que o mantenha com vida porque "ainda restam coisas por fazer".

No poder desde 1999, Chávez pretende obter um terceiro mandato de seis anos na eleição de 7 de outubro, na qual terá como rival o governador Henrique Capriles Radonski, um advogado de 39 anos.

Chávez afirmou que pretende retornar ao país na quarta-feira ou quinta-feira, para acompanhar os atos de celebração do 10º aniversário de seu retorno ao poder após um breve golpe de Estado em 11 de abril de 2002.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaHugo ChávezPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia