Mundo

Chávez diz que magnata da cerveja quer Presidência

Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse no domingo que um dos homens mais ricos do mundo e dono de uma grande cervejaria da América do Sul, Lorenzo Mendoza, está planejando concorrer à Presidência com apoio dos Estados Unidos. Chávez, um inimigo declarado do 'imperialismo' norte-americano, não deu provas para sustentar sua alegação de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2010 às 13h58.

Caracas - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse no domingo que um dos homens mais ricos do mundo e dono de uma grande cervejaria da América do Sul, Lorenzo Mendoza, está planejando concorrer à Presidência com apoio dos Estados Unidos.

Chávez, um inimigo declarado do 'imperialismo' norte-americano, não deu provas para sustentar sua alegação de que o dono da Empresas Polar tem ambições políticas, dizendo apenas que o bilionário deveria pensar com cuidado antes de ingressar na política porque o governo controla o fornecimento de grãos.

"Lorenzo Mendoza quer ser presidente, e os ianques o estão orientando", disse Chávez. "A Polar depende do meu fornecimento de milho."

Nas últimas semanas, Chávez tem alertado frequentemente o magnata de que nacionalizaria a cervejaria e a produtora de alimentos em sua guerra econômica contra a 'burguesia.' Ele já nacionalizou dezenas de empresas, inclusive projetos multibilionários de petróleo.

"Cuidado, Mendoza", disse ele no domingo. "Você ficará sem nada."

Os ataques contra Mendoza e o que Chávez diz ser a 'burguesia parasita' da Venezuela parecem ter como objetivo aumentar o apoio contra a oposição antes das eleições legislativas de setembro.

Mendoza, listado junto com sua família na 125a posição da lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes, é uma figura pública bem conhecida, cuja companhia tem um papel importante na cultura venezuelana por fabricar a cerveja favorita do país e a mais famosa marca de farinha usada para fazer as tortilhas 'arepa' de milho, uma comida típica.

A Polar foi fundada em 1941 pelo avô de Mendoza.

O presidente socialista está no poder há 11 anos e deve concorrer novamente nas eleições de 2012.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesVenezuela

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia