Mundo

Chávez defende criação de um fundo de reservas para a América Latina e o Caribe

Recursos serão depositados em bancos para aplicação em investimentos comuns

Hugo Chávez, presidente venezuelano (Leo Ramírez/AFP)

Hugo Chávez, presidente venezuelano (Leo Ramírez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2011 às 10h14.

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sugeriu aos chefes de Estado e de Governo presentes na reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Caracas, a criação de um fundo estratégico de reservas para a região. Segundo ele, os recursos do fundo serão depositados em bancos para aplicação em investimentos comuns.

Chávez disse ainda que as reservas internacionais dos países da América do Sul e do Caribe superam US$ 700 bilhões e que a proposta de um fundo regional de reservas é para atender às necessidades regionais.

Para o presidente venezuelano, a prioridade de todos os líderes latino-americanos e caribenhos é o combate à pobreza. Chávez destacou ainda que a Venezuela iniciou o processo de repatriação das suas reservas em ouro – depositadas em bancos europeus. Segundo ele, o objetivo é garantir a soberania econômica do país.

A presidenta Dilma Rousseff participa hoje (3) do encerramento da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe (Celc), cuja reunião está marcada para 8h (10h30 no horário de Brasília). A previsão é que Dilma retorne a Brasília à tarde chegando ao Brasil por volta das 21h.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Maduro convoca apoiadores para mobilização de votos de última hora

Venezuelanos protestam em Miami por não poderem votar nas eleições de seu país

Governo de Bangladesh restaura internet após protestos

Israel promete ‘revanche’ contra Hezbollah após foguete matar 12 em campo de futebol

Mais na Exame