Chanceleres russo e ucraniano se reúnem em Haia

Ministro interino das Relações Exteriores ucraniano e seu colega russo reuniram-se em Haia, à margem da cúpula de segurança nuclear

Haia - O ministro interino das Relações Exteriores ucraniano, Andrii Deshchytsia, e seu colega russo, Serguei Lavrov, reuniram-se nesta segunda-feira em Haia, à margem da cúpula de segurança nuclear (NSS), segundo a agência russa Ria Novosti.

"A pedido da delegação ucraniana, um encontro entre Lavrov e Dechtchitsa estava programado para acontecer à margem da cúpula", indicou a agência russa, citando uma fonte diplomática.

A reunião começou no final da tarde, segundo a fonte.

"Espero me reunir com Serguei Lavrov para discutir como podemos resolver pacificamente o conflito", declarou Deshchytsia à imprensa pouco antes do encontro.

Trata-se da reunião bilateral de mais alto nível desde o início da crise há três semanas.

"A posição do governo ucraniano é a de utilizar todos os meios pacíficos para resolver pacificamente este conflito. Mas não sabemos quais são os planos da Rússia, os do presidente (Vladimir) Putin", ressaltou Deshchytsia.

"É por isso que pedimos uma reunião com os russos. Queremos saber o que pensam sobre a Ucrânia. Queremos co-existir em paz com a Rússia", acrescentou.

"Como não conhecemos suas intenções, a possibilidade de uma intervenção militar é muito elevada", se "levarmos em consideração as informações de inteligência sobre a mobilização em massa das tropas" nas fronteiras com a Ucrânia, declarou o ministro.

Lavrov também deve se reunir com o secretário de Estado americano John Kerry à margem da reunião de Haia, que conta com a presença de 50 chefes de Estado e de Governo.

Os líderes do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) vão aproveitar a reunião em Haia para discutir a situação na Ucrânia.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.