Mundo

Chanceler elogia disciplina de Chávez em tratamento

Chávez viajou para Havana quatro dias após ter voltado a Caracas com a permissão da Assembleia Nacional (AN)

O líder tentará sua terceira reeleição consecutiva nas eleições presidenciais do dia 7 de outubro, nos quais enfrentará o candidato de unidade da oposição, Henrique Capriles (©AFP/Arquivo / Leo Ramirez)

O líder tentará sua terceira reeleição consecutiva nas eleições presidenciais do dia 7 de outubro, nos quais enfrentará o candidato de unidade da oposição, Henrique Capriles (©AFP/Arquivo / Leo Ramirez)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2012 às 18h03.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está "concentrado" em seu tratamento contra o câncer em Cuba enquanto sua recuperação segue "avançando", disse nesta quarta-feira seu chanceler, Nicolás Maduro.

"Concentrado, disciplinado em seu tratamento e avançando em sua recuperação", declarou Maduro ao referir-se ao estado de saúde do líder, que chegou a Havana na madrugada de ontem para submeter-se à fase final de seu tratamento de radioterapia.

O ministro venezuelano de Relações Exteriores ressaltou que "todo o país" viu Chávez "no desenvolvimento de suas responsabilidades" e destacou, nesse sentido, o esforço do chefe de Estado em aprovar a nova Lei Orgânica do Trabalho no meio de seu tratamento.

"Há uma forma de demonstrar o imenso compromisso e amor que o presidente tem por nosso povo e está na promulgação desta lei", assinalou.

Chávez viajou para Havana quatro dias após ter voltado a Caracas com a permissão da Assembleia Nacional (AN), que o autorizou a ausentar-se do país o tempo que for necessário para seu tratamento.

Segundo a Constituição venezuelana, quando a ausência do chefe de Estado do território nacional "se prolongar por um lapso superior a cinco dias consecutivos" é necessária a autorização da Assembleia Nacional.

O presidente venezuelano foi operado no dia 26 de fevereiro em Cuba de um tumor, recorrência do câncer que lhe foi detectado em junho de 2011, também na ilha.

Desde a primeira operação, Chávez viajou em numerosas ocasiões a Cuba para receber quimioterapia, submeter-se a exames rotineiros e, nesta etapa, para tratar-se com radioterapia.

O líder tentará sua terceira reeleição consecutiva nas eleições presidenciais do dia 7 de outubro, nos quais enfrentará o candidato de unidade da oposição, Henrique Capriles. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerCubaDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Netanyahu oferece quase R$ 30 milhões por cada refém libertado que permanece em Gaza

Trump escolhe Howard Lutnick como secretário de Comércio

Ocidente busca escalada, diz Lavrov após 1º ataque com mísseis dos EUA na Rússia

Biden se reúne com Lula e promete financiar expansão de fibra óptica no Brasil