Mundo

Cerca de 200 são soterrados em mina ilegal na África do Sul

O trabalho de busca e retirada de sobreviventes já foi iniciado, com a preparação de equipamentos de resgate e a montagem de uma clínica para atender as vítimas


	Vista de Joanesburgo, na África do Sul: trabalhadores estão presos em mina ilegal na região
 (Meredith Shaw/Flickr)

Vista de Joanesburgo, na África do Sul: trabalhadores estão presos em mina ilegal na região (Meredith Shaw/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de fevereiro de 2014 às 11h39.

Nairóbi - Cerca de 200 mineradores estão soterrados em uma mina abandonada na cidade de Benoni, a leste de Johanesburgo, África do Sul.

O trabalho de busca e retirada de sobreviventes já foi iniciado, com a preparação de equipamentos de resgate e a montagem de uma clínica para atender as vítimas.

Uma grande rocha, que ainda não pôde ser retirada devido ao risco de deslizamento, bloqueia o acesso à mina.

As equipes de socorro conseguiram se comunicar com cerca de 30 trabalhadores que estão retidos na parte superior do poço da mina, e foram informadas que há cerca de 200 pessoas soterradas.

Os mineradores foram localizados hoje quando uma equipe de serviços de emergência que passava pelos arredores da mina abandonado ouviu gritos procedentes do poço.

Aparentemente, nenhum dos 30 sobreviventes que estão mais perto da superfície está gravemente ferido, mas não se sabe a situação dos que estão em outras áreas da mina, informaram as fontes consultadas pela agência 'Sapa'.

A exploração de minas aparentemente abandonadas é um fenômeno habitual na África do Sul e em todo o continente africano.

O valor total de ouro extraído das minas ilegais na África do Sul ultrapassa o equivalente a R$ 1,3 bilhão por ano - valor que nutre uma rede mafiosa nacional e internacional.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-trabalhoÁfricaÁfrica do Sul

Mais de Mundo

Cidade nos EUA tem alerta de bomba após Trump dizer que migrantes haitianos comem pets

FMI apoia veto de Milei à lei de reforma previdenciária da Argentina

Trump diz que não fará outro debate com Kamala Harris

Conheça a "Disney de Jinhua", na China, onde o Mickey é o porco panda e um quarto custa R$ 7 mil