Mundo

Cerca de 20 mil protestam contra Trump no México

Muitos manifestantes carregavam bandeiras mexicanas e vestiam-se de branco como um sinal de unidade e para sinalizar a natureza não política da marcha

Milhares de mexicanos protestam contra Donald Trump na capital do país (Jose Luis Gonzalez/Reuters)

Milhares de mexicanos protestam contra Donald Trump na capital do país (Jose Luis Gonzalez/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de fevereiro de 2017 às 09h13.

Cidade do México - Cerca de 20 mil pessoas fizeram neste domingo uma marcha pela Cidade do México, a capital do país, exigindo respeito ao México e a seus migrantes diante da hostilidade percebida pela administração do novo presidente dos EUA, Donald Trump.

Muitos manifestantes carregavam bandeiras mexicanas e vestiam-se de branco como um sinal de unidade e para sinalizar a natureza não política da marcha. Uma das bandeiras dizia: "Obrigado, Trump, por unificar o México!".

Os manifestantes protestaram contra os planos de Trump para deportações de migrantes. Trump também pressionou empresas a criar empregos nos Estados Unidos, e não no México.

Paulina Arteaga carregou um cartaz em inglês proclamando: "Nós amamos americanos, odiamos o racismo". "Esta é uma marcha pela dignidade", disse ela.

Irene Aguilar, professora universitária, disse que a principal mensagem dos manifestantes é mostrar a unidade dos mexicanos diante da adversidade.

A marcha também apresentou muitos sinais de apoio aos migrantes mexicanos nos Estados Unidos.

"Queremos demonstrar a todos aqueles que sofrem discriminação nos Estados Unidos que estamos com eles", disse Ana Fernanda Islas, uma estudante universitária.

Os mexicanos têm chamado à unidade para enfrentar o desafio imposto pelas políticas de Trump, mas a marcha apresentou quase tantos banners que criticam o presidente do México, Enrique Pena Nieto, como o novo líder dos EUA.

Pequenas marchas foram realizadas em outras cidades mexicanas no domingo.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Protestos no mundoDonald TrumpMéxicoCidade do México

Mais de Mundo

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump

Japão acusa China de apontar radar para caças em Okinawa