Mundo

UE analisa controles de fronteira entre Dinamarca e Alemanha

De acordo com a porta-voz, o comissário europeu de Interior, Dimitris Avramopoulos, conversou sobre o assunto com as autoridades dinamarquesas


	Refugiados: a reintrodução de controles acontece depois de a Suécia anunciar que começaria a aplicar hoje inspeção de identidades
 (Yannis Behrakis / Reuters)

Refugiados: a reintrodução de controles acontece depois de a Suécia anunciar que começaria a aplicar hoje inspeção de identidades (Yannis Behrakis / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2016 às 11h28.

Bruxelas - A Comissão Europeia (CE) disse nesta segunda-feira que vai analisar a reinserção temporária de controles internos anunciada pela Dinamarca em sua fronteira com a Alemanha para determinar se é inevitável.

A porta-voz comunitária de Interior, Tove Ernst, explicou na entrevista coletiva diária da instituição que a CE recebeu hoje a notificação da medida e que será examinada à luz da "proporcionalidade" e da "necessidade".

Segundo ela, quando tiver uma avaliação, o órgão a comunicará às autoridades dinamarquesas.

Tove esclareceu que a Dinamarca informou que esta ação irá valer até o próximo dia 14 e que responde a questões de "segurança pública e de ordem interna".

De acordo com a porta-voz, o comissário europeu de Interior, Dimitris Avramopoulos, conversou sobre o assunto com as autoridades dinamarquesas.

A reintrodução de controles acontece depois de a Suécia anunciar ontem que começaria a aplicar hoje inspeção de identidades nas fronteiras com a Dinamarca para frear entrada de refugiados.

Atualmente, Suécia, Dinamarca, Áustria, Alemanha e França mantêm controles temporários internos, assim como a Noruega, que não é membro da UE, mas faz parte da área de livre circulação de Schengen.

A CE deu o sinal verde a esta medida, permitida pelas regras atuais para casos excepcionais, e se mantém em contato com as autoridades de cada país sobre a evolução da situação.

Acompanhe tudo sobre:EuropaRefugiadosUnião Europeia

Mais de Mundo

Com Itália envelhecida, projeto quer facilitar ida de imigrantes para trabalhar no país; entenda

Premiê de Bangladesh cancela viagem ao Brasil após protestos em massa

Supremo de Bangladesh anula cotas de emprego que geraram protestos com mais de 100 mortos

Coreia do Norte lança mais balões de lixo e Seul diz que tocará k-pop na fronteira como resposta

Mais na Exame