Mundo

Catar começa construção do primeiro estádio para Copa-2022

Uma empresa local, a HBK, começou os trabalhos de escavação para preparar as fundações do estádio Al-Wakrah, localizado a 15 quilômetros ao sul de Doha


	Trabalhadores em Doha: o Catar anunciou recentemente uma reforma do seu código trabalhista
 (Karim Jaafar/AFP)

Trabalhadores em Doha: o Catar anunciou recentemente uma reforma do seu código trabalhista (Karim Jaafar/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2014 às 19h27.

Em meio a polêmicas sobre denúncias de trabalho escravo, iniciaram-se no Catar as primeiras obras para a construção de um estádio da Copa do Mundo de 2022, informou nesta terça-feira o Comitê Organizador Local em um comunicado.

Uma empresa local, a HBK, começou os trabalhos de escavação para preparar as fundações do estádio Al-Wakrah, localizado a 15 quilômetros ao sul de Doha.

O estádio, com capacidade para 40.000 torcedores, ficará pronto em 2018, quatro anos antes do pontapé inicial da competição.

O Comitê Organizador fez questão de salientar que a empresa HBK se comprometeu em "respeitar as normas de bem-estar dos trabalhadores de acordo com os direitos trabalhistas do Catar e as melhores práticas internacionais que protegem os direitos dos trabalhadores".

Depois de ter sido alvo de críticas por conta das condições de trabalho de imigrantes, o Catar anunciou recentemente uma reforma do seu código trabalhista.

O pequeno, mas muito rico Emirado do Golfe Pérsico, prevê a construção de 12 estádios (como o Brasil para a Copa de 2014), mas o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, disse no início de maio que "oito estádio era um bom número".

A Fifa pede ao menos oito estádios, um dele de 80.000 lugares para receber a final.

Na semana passada, o presidente da entidade, o suíço Joseph Blatter, reconheceu que ter atribuído o Mundial-2022 ao Catar tinha sido um "erro", principalmente por conta das fortes temperaturas registradas no país em junho e julho, meses em que a competição costuma ser organizada.

Por conta deste problema, é provável que o torneio aconteça no inverno (boreal), em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:CatarCopa do MundoEsportesEstádiosFutebolInfraestrutura

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países