Mundo

Casa Branca tentou ocultar conversas de Trump com Zelenski, afirma delator

Denunciante afirmou também que funcionários da Casa Branca ficaram preocupados em relação à gravidade da conversa entre Trump e o presidente ucraniano

Trump: Câmara de Representantes, de maioria democrata, abriu um processo de impeachment contra o presidente por abuso de poder (Leah Millis/Reuters)

Trump: Câmara de Representantes, de maioria democrata, abriu um processo de impeachment contra o presidente por abuso de poder (Leah Millis/Reuters)

A

AFP

Publicado em 26 de setembro de 2019 às 12h14.

Autoridades da Casa Branca tentaram restringir o acesso à transcrição da ligação por telefone entre Donald Trump e o presidente ucraniano, na qual o americano solicitou a ajuda da Ucrânia para prejudicar um rival nas eleições presidenciais de 2020, segundo um documento com a denúncia da conversa apresentado nesta quinta-feira (26).

"Recebi informações de vários funcionários do governo americano de que o presidente dos Estados Unidos está usando o poder de seu cargo para solicitar a interferência de um país estrangeiro na eleição americana de 2020", escreveu o denunciante, membro do serviço de inteligência e que não teve a identidade revelada, em seu relatório publicado pelo Congresso.

O denunciante afirmou ainda que funcionários da Casa Branca ficaram preocupados em relação à gravidade da conversa entre Trump e o presidente ucraniano Volodimir Zelenski, acrescentando que lhe disseram que provavelmente haviam "testemunhado como o presidente abusava de seu cargo para obter benefícios pessoais".

"Nos dias seguintes à ligação, soube através de vários funcionários americanos que autoridades da Casa Branca agiram para 'bloquear' todos os arquivos vinculados" à ligação, disse o denunciante, de acordo com o documento.

"Esse conjunto de ações enfatizou que as autoridades da Casa Branca entenderam a seriedade do que aconteceu na chamada", acrescentou o queixoso, que a descreveu como um assunto de "preocupação urgente".

"Os funcionários da Casa Branca me disseram que foram 'orientados' pelos advogados da Casa Branca a eliminar a transcrição eletrônica do sistema de computador, já que essas transcrições são normalmente armazenadas para coordenação, conclusão e distribuição feitas por funcionários que trabalham diretamente com gabinete" presidencial,relatou o agente.

Na transcrição do telefonema revelada pela Casa Branca na quarta-feira, Trump pede repetidamente ao líder ucraniano para ajudá-lo com uma investigação sobre o pré-candidato democrata à presidência em 2020 Joe Biden e seu filho Hunter Biden.

A Câmara de Representantes, de maioria democrata, abriu um processo de impeachment contra o presidente por abuso de poder.

Acompanhe tudo sobre:ImpeachmentEstados Unidos (EUA)Donald TrumpUcrâniaJoe Biden

Mais de Mundo

Rússia retoma ataques em larga escala contra Ucrânia durante onda de frio

Musk chama presidente da Espanha de ‘tirano’ por plano de restringir redes

Trump elogia Petro e diz amar a Colômbia após reunião na Casa Branca

Trump sanciona lei que encerra a paralisação do governo dos EUA