Mundo

Casa Branca indica que Obama tentará reeleição

Embora candidatura seja esperada, declaração do porta-voz do governo é a primeira admissão oficial de que o democrata vai disputar o cargo em 2012

Obama tentará ser o segundo presidente democrata a ficar oito anos no cargo depois da 2ª Guerra  (Steve Jurvetson/Wikimedia Commons)

Obama tentará ser o segundo presidente democrata a ficar oito anos no cargo depois da 2ª Guerra (Steve Jurvetson/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2011 às 08h47.

Washington - A Casa Branca deu a entender que Barack Obama será candidato à reeleição em 2012, exatamente dois anos após o início do mandato do presidente.

"Acredito que isso provavelmente vai acontecer, obviamente", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, mas ressaltou que a campanha de Obama não será oficial até que o presidente inicie os trâmites perante a Comissão Federal Eleitoral nos próximos meses.

"O presidente provavelmente se inscreverá (perante a comissão) no futuro para se tornar oficialmente candidato" a um segundo mandato de quatro anos, informou Gibbs durante uma coletiva de imprensa. A Constituição dos Estados Unidos limita a dois o número de mandatos presidenciais.

"Mas pode-se dizer sem equívocos que começamos a fazer progressos para voltar a colocar nossa economia de pé, e acredito que o presidente quer continuar fazendo isso", acrescentou o porta-voz.

Uma candidatura de Obama não é motivo de dúvida, mas as declarações de Gibbs constituíram a admissão mais clara até o momento da vontade do presidente de se reeleger.

Apenas um democrata passou dois mandatos completos na Casa Branca desde o fim da Segunda Guerra Mundial: Bill Clinton, presidente de 1993 a 2001.

As declarações do porta-voz ocorreram dois anos após o juramento de Obama no Capitólio, quando tornou-se o 44º presidente dos Estados Unidos e o primeiro líder negro da maior potência mundial.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Israel prossegue com bombardeios no Líbano e em Gaza

Em Buenos Aires, Macron presta homenagem a vítimas da ditadura argentina

Ucrânia denuncia ataque russo em larga escala contra sistema de energia

Biden visita a Amazônia em meio a temores com retorno de Trump ao poder