Mundo

Casa Branca indica que Obama tentará reeleição

Embora candidatura seja esperada, declaração do porta-voz do governo é a primeira admissão oficial de que o democrata vai disputar o cargo em 2012

Obama tentará ser o segundo presidente democrata a ficar oito anos no cargo depois da 2ª Guerra  (Steve Jurvetson/Wikimedia Commons)

Obama tentará ser o segundo presidente democrata a ficar oito anos no cargo depois da 2ª Guerra (Steve Jurvetson/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2011 às 08h47.

Washington - A Casa Branca deu a entender que Barack Obama será candidato à reeleição em 2012, exatamente dois anos após o início do mandato do presidente.

"Acredito que isso provavelmente vai acontecer, obviamente", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, mas ressaltou que a campanha de Obama não será oficial até que o presidente inicie os trâmites perante a Comissão Federal Eleitoral nos próximos meses.

"O presidente provavelmente se inscreverá (perante a comissão) no futuro para se tornar oficialmente candidato" a um segundo mandato de quatro anos, informou Gibbs durante uma coletiva de imprensa. A Constituição dos Estados Unidos limita a dois o número de mandatos presidenciais.

"Mas pode-se dizer sem equívocos que começamos a fazer progressos para voltar a colocar nossa economia de pé, e acredito que o presidente quer continuar fazendo isso", acrescentou o porta-voz.

Uma candidatura de Obama não é motivo de dúvida, mas as declarações de Gibbs constituíram a admissão mais clara até o momento da vontade do presidente de se reeleger.

Apenas um democrata passou dois mandatos completos na Casa Branca desde o fim da Segunda Guerra Mundial: Bill Clinton, presidente de 1993 a 2001.

As declarações do porta-voz ocorreram dois anos após o juramento de Obama no Capitólio, quando tornou-se o 44º presidente dos Estados Unidos e o primeiro líder negro da maior potência mundial.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Dalai Lama diz que está em bom estado de saúde após cirurgia nos Estados Unidos

Beryl se fortalecerá antes de impactar nordeste do México e costa do Texas

França vive dia de reflexão antes de eleições cruciais

Moulin Rouge recupera as pás de seu famoso moinho antes dos Jogos Olímpicos

Mais na Exame