Ciclovia feita de cartuchos de tinta usados: custo dez vezes menor que uma tradicional (.)
Vanessa Barbosa
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
São Paulo - Reciclagem não é apenas uma maneira de preservar o meio ambiente, embora esta seja uma de suas principais razões. É também um exercício de criatividade - e não faltam formas inovadoras de dar uma nova destinação a algo usado.
Na Austrália, cartuchos de tinta para impressoras se transformaram numa pista para bicicletas no parque MacDonnell West National. Inaugurada semana passada, a ciclovia de 17 quilômetros de extensão irá beneficiar cerca de 120 mil pessoas que transitam pelo parque todos os anos.
A pista foi construída pela Repeat Plastics Australia - empresa especializada em fabricar produtos a partir de plástico reciclado. Segundo a fabricante, o material escolhido para substituir o asfalto é de baixa manutenção e alta durabilidade.
Toda a construção custou 330 mil dólares, cerca de 545 mil reais. E inclui ainda uma plataforma para observação no alto do parque com visão panorâmica.
Para se ter uma noção, uma ciclovia com a mesma distância que deverá ser construída em São Paulo, ligando ruas próximas à rodovia Fernão Dias à estação Tucuruvi do Metrô, tem um custo previsto de 5,1 milhões de reais.
"Ao investir em nossos parques nós garantimos que os visitantes tenham uma experiência única, enquanto nós protegemos o nosso ambiente", afirmou o ministro de Parques e Vida Selvagem da Austrália, Karl Hampton. As informações são do site EcoD, do Instituto Ecodesenvolvimento.