EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Segundo previsões, o dispositivo de tamanho único reduzirá em 50% o consumo de energia durante a carga e deve cortar dramaticamente a emissão de gases causadores do efeito estufa.
A ITU, uma agência das Nações Unidas, fez o anúncio na semana passada, como parte de sua tentativa de colocar as tecnologias de informação e comunicação no rascunho do acordo climático de Copenhagen.
Chamada de Solução Universal de Carregamento (UCS), ela permitirá que o mesmo aparelho seja usado em todos os celulares futuros, independentemente da marca ou modelo.
Além de diminuir drasticamente a produção de carregadores, o transporte e posteriormente seu descarte, o novo padrão significa mais praticidade para os usuários e, claro, redução na energia consumida durante a carga.
Segundo previsão da GSMA, a associação mundial que representa os interesses da indústria de comunicação móvel, a adoção do modelo único eliminará 51 mil toneladas de carregadores e reduzirá as emissões de gases causadores do efeito estufa em 13,6 milhões de toneladas por ano.
Segundo a associação, que tem como membros Nokia, Samsung, Sony Ericsson, Motorola, LG e outras, o aparelho também reduziria em 50% o consumo de energia na carga.
À BBC, um porta-voz da Sony Ericsson declarou que o carregador universal deve ser lançado até meados do ano que vem.