Mundo

Capriles será candidato à presidência da Venezuela pela 3ª vez

As eleições estão pendentes na Venezuela, o pleito deveria ter sido realizado em dezembro, mas ainda não foi convocado pelo órgão responsável

Capriles: o desejo foi expresso nesta segunda-feira pelo líder do partido, o deputado opositor Julio Borges (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Capriles: o desejo foi expresso nesta segunda-feira pelo líder do partido, o deputado opositor Julio Borges (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

E

EFE

Publicado em 20 de março de 2017 às 16h49.

Caracas - O Partido Primeiro Justiça (PJ) quer que Henrique Capriles seja pela terceira vez o candidato da legenda em eventuais primárias presidenciais na Venezuela.

O desejo foi expresso nesta segunda-feira pelo líder do partido, o deputado opositor Julio Borges.

"No tema presidencial, se quiserem já podemos fazer uma convenção. Mas nós já temos nosso candidato, que é Henrique Caprilles", disse Borges em entrevista coletiva.

O deputado explicou que o partido organizará pleitos internos para escolher seus candidatos a governadores e prefeitos, que serão apresentados nas eleições primárias que devem ser realizadas pela aliança antichavista Mesa da Unidade Democrática (MUD).

Borges indicou que o PJ pedirá amanhã ao MUD uma constituição de uma comissão de convocar primárias, um processo que definirá os candidatos únicos da aliança para enfrentar o governo.

As eleições dos governadores estão pendentes na Venezuela. O pleito deveria ter sido realizado em dezembro, mas ainda não foi convocado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

No fim deste ano, o país deve ir às urnas para escolher novos prefeitos e, no fim de 2018, o próximo presidente.

No último dia 14, o Vontade Popular (VP) anunciou que o líder e fundador do partido, Leopoldo López, atualmente detido, seria candidato à presidência apesar de estar condenado a 14 anos de prisão.

O partido de López também convocará em maio a militância para uma consulta nacional para definir os candidatos do Vontade Popular nas eleições.

Eles também devem participar de primárias com representantes de outros partidos que se opõem ao governo.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesHenrique CaprilesVenezuela

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h