Mundo

Caos, ruína e destruição — as imagens do terremoto na Itália

Um tremor de terra de magnitude 6.2 na escala de Richter atingiu diferentes localidades do centro de Itália na madrugada desta quarta

Casa em ruínas na Itália após terremoto em 24.08.2016 (Getty Images)

Casa em ruínas na Itália após terremoto em 24.08.2016 (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 24 de agosto de 2016 às 22h45.

São Paulo - Um tremor de terra de magnitude 6.2 na escala de Richter atingiu diferentes localidades do centro de Itália na madrugada desta quarta-feira (24), causando mortes e destruição.

As cidades mais afetadas são Accumoli, Amatrice, Posta e Arquata del Tronto, distantes 120 quilômetros do nordeste de Roma. Os registros mais recentes falam em 159 mortos. Bombeiros, policiais e voluntários trabalham no socorro de vítimas que possam estar presas nos escombros.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi, afirmou que o “Governo não deixará ninguém sozinho”. 

O epicentro do terremoto foi próximo a Accumoli, na província de Rieti, às 3h36 (hora local). Uma centena de réplicas foram registadas até às primeiras horas da manhã.

De acordo com o jornal italiano Focus, há uma falha grave na região que os geólogos há muito tempo alertavam que poderia voltar à atividade. E assim aconteceu.

Tremores de terra não são incomuns na Itália, que está localizada sobre uma região de intensa atividade sísmica. Em 2012, o norte do país foi palco de dois grandes terremotos. O primeiro deles, em 20 de maio, atingiu a cidade de Bondeno e deixou seis mortos. O segundo, em 29 de maio, ocorreu em Emilia Romagna e deixou 15 mortos.

O cenário nas regiões afetadas nesta quarta-feira é absolutamente desolador, com casas e prédios completamente arrasados e estabelecimentos comerciais soterrados nos escombros.

Imagens captadas por satélites mostram a dimensão dos estragos:

//platform.twitter.com/widgets.js

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisMeio ambienteTerremotos

Mais de Mundo

Venezuela restabelece eletricidade após apagão de 12 horas

Eleições nos EUA: o que dizem eleitores da Carolina do Norte

Japão registra 40 mil pessoas mortas sozinhas em casa — 10% delas descobertas um mês após a morte

Zelensky destitui chefe da Força Aérea ucraniana após queda de caça F-16

Mais na Exame