Mundo

Canadá sacrifica 146 mil aves contra gripe aviária

Em uma vasta zona se proibiu o trânsito de aves, carnes, ovos, equipamentos ou alimentos que podem ter tido contato com aves infectadas


	Controle em granjas no Canadá devido á gripe aviária: os produtores serão indenizados
 (GinoPress/AFP)

Controle em granjas no Canadá devido á gripe aviária: os produtores serão indenizados (GinoPress/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2014 às 06h58.

Montreal - O Canadá anunciou nesta segunda-feira o sacrifício de 146 mil aves de cinco granjas da Columbia Britânica, no oeste do país, após o registro de casos de gripe aviária da cepa H5N2.

Diante desta cepa de alto risco de contágio entre os animais e "devido ao grande número de granjas no sul da Columbia Britânica" estabelecemos uma "zona de controle primário" que vai "além das áreas afetadas", disse Harpreet Kochhar, chefe veterinário da agência canadense de inspeção de alimentos (ACIA).

Em uma vasta zona - que vai da fronteira com os Estados Unidos, 700 km ao norte da Columbia Britânica, até a província de Alberta - se proibiu o trânsito de aves, carnes, ovos, equipamentos ou alimentos que podem ter tido contato com aves infectadas.

No total, milhares de aves - basicamente frangos e perus - foram sacrificadas mediante o emprego de gás carbônico, de acordo com as normas internacionais.

Os produtores serão indenizados em um prazo de entre seis e dez semanas, pelo valor de mercado nas aves.

As primeiras aves com o vírus foram identificadas na terça-feira, em duas granjas, uma em Plats-bords e outra em Chilliwack. Outras duas granjas em Chilliwack foram isoladas na quinta-feira.

O vírus H5N2 - um subtipo que afeta aves selvagens e domésticas - tem uma alta taxa de mortalidade entre as aves, mas é raramente transmitido para seres humanos.

Acompanhe tudo sobre:CanadáDoençasGripe aviáriaGripesPaíses ricos

Mais de Mundo

Colonos americanos-israelenses torcem por um segundo mandato de Trump

Líder supremo do Irã adverte que Israel e EUA receberão uma “resposta esmagadora”

Entenda a diferença entre Republicanos e Democratas nas eleições dos EUA

Harris e Trump começam o último fim de semana de campanha