Buzzard, que normalmente produz cerca de 200 mil barris por dia, é o maior campo conectado ao gasoduto, que foi fechado para manutenção planejada para levar cinco dias (Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 5 de agosto de 2013 às 12h18.
Londres- O campo Buzzard, do Mar do Norte, deve recomeçar a produção nesta segunda-feira, dentro do prazo previsto, disse uma fonte da indústria, ressaltando que o tranquilo retorno após a manutenção ajudará a equilibrar o mercado que tem o Brent como referência.
O óleo bombeado pelo campo Buzzard e dezenas de outros ligados à Forties, oleoduto da BP, é importante para os mercados globais, já que faz parte da base para os futuros do Brent.
Buzzard, que normalmente produz cerca de 200 mil barris por dia, é o maior campo conectado ao gasoduto, que foi fechado em primeiro de agosto para manutenção planejada para levar cinco dias.
"Eles vão começar a abrir os poços mais tarde hoje e a operação está prevista para começar depois da meia-noite", disse a fonte. "Eu não espero ver qualquer produção hoje, provavelmente amanhã." Os campos do Mar do Norte podem ter um lento reinício após a manutenção, dada o tempo da infraestrutura e o duro ambiente marítimo. Alguns campos têm décadas de idade, e o oleoduto Forties remonta a 1975.
O apertado fornecimento do Mar do Norte devido à manutenção de verão em plataformas e dutos é um dos fatores apontados por analistas para sustentar o Brent perto 108 dólares o barril.
Interrupções na Líbia, Iraque e Nigéria também reforçam os futuros do petróleo.