Mundo

Campeonato inglês terá um minuto de aplausos por Mandela

"As partidas deste final de semana serão precedidos por um minuto de aplausos para lembrar a vida e conquistas de Nelson Mandela", indicou o Campeonato Inglês


	Nelson Mandela em junho de 2010: "Perdemos um cavalheiro e um ser humano muito valente", escreveu Beckham em seu conta no Twitter
 (Siphiwe Sibeko/AFP)

Nelson Mandela em junho de 2010: "Perdemos um cavalheiro e um ser humano muito valente", escreveu Beckham em seu conta no Twitter (Siphiwe Sibeko/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 11h14.

Londres - Todos as partidas do Campeonato Inglês dedicarão neste final de semana um minuto de aplausos à memória do falecido líder sul-africano Nelson Mandela, segundo foi anunciado nesta sexta-feira.

"As partidas deste final de semana serão precedidos por um minuto de aplausos para lembrar a vida e as conquistas de Nelson Mandela", indicou o Campeonato Inglês.

Mandela, que morreu na quinta-feira aos 95 anos em sua casa de Johanesburgo, era um grande amador desse esporte, segundo lembraram hoje vários representantes do futebol inglês.

A Federação de Futebol Inglesa (FA) lamentou sua morte e destacou especialmente que o ex-presidente sul-africano tinha uma "grande capacidade de perdoar".

O presidente da FA, Greg Dyke, disse que Mandela foi "uma das maiores figuras de sua geração" e lembrou a viagem de uma delegação dos jogadores ingleses em 2003 a Durban (África do Sul) para se reunir com Mandela, entre eles David Beckham e Michael Owen.

O ex-jogador David Beckham também reagiu ao falecimento de Mandela e disse que foi uma "honra" conhecer um homem "que queria o bem de tanta gente".

"Perdemos um cavalheiro e um ser humano muito valente", escreveu Beckham em seu conta no Twitter.

Para Greg Dyke, "Nelson Mandela tinha essa extraordinária capacidade de viver através da injustiça real", que o transformou em "uma das grandes figuras de sua geração".

"Foi em parte por isso que conseguiu, mas sobretudo por sua capacidade para perdoar", concluiu o presidente da FA.

Previamente, o lendário ex-jogador inglês do Manchester United Bobby Charlton, amigo pessoal de Mandela, pediu "que seja celebrada a vida"- do político sul-africano.

"Me sinto abençoado de ter vivido durante sua vida e também privilegiado de tê-lo encontrado em várias ocasiões. Deus abençoe meu amigo, Madiba", disse Charlton, que aos 76 anos continua sendo o artilheiro do Manchester United, com 249 gols. 

Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolFutebol europeuFutebol inglêsNelson MandelaPolíticos

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD