Mundo

Caças americanos sobrevoam península coreana em treino militar

Segundo a Coreia do Sul, objetivo das manobras é "demonstrar a capacidade de dissuasão da aliança entre EUA e Coreia do Sul"

Exercícios militares: a Coreia do Sul e os EUA se comprometeram a exercer "maior pressão" sobre Pyongyang (foto/AFP)

Exercícios militares: a Coreia do Sul e os EUA se comprometeram a exercer "maior pressão" sobre Pyongyang (foto/AFP)

A

AFP

Publicado em 18 de setembro de 2017 às 08h43.

Seis aviões militares dos Estados Unidos sobrevoaram a península coreana nesta segunda-feira (18) em uma demonstração de força, após o último teste nuclear norte-coreano - anunciou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Quatro aviões "invisíveis" F-35B e dois bombardeiros B-1B sobrevoaram a península para "demonstrar a capacidade de dissuasão da aliança entre Estados Unidos e Coreia do Sul contra as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte", indicou o Ministério.

As aeronaves americanas evoluíram junto com quatro aparelhos sul-coreanos F-15, como parte da "rotina" de manobras militares conjuntas dos dois países, ainda segundo a pasta.

Esses são os primeiros voos de aparelhos militares desde que Pyongyang fez, em 3 de setembro passado, seu sexto e mais potente teste nuclear e desde o lançamento, na última sexta (15), de um míssil norte-coreano que sobrevoou o Japão, elevando as tensões na região.

O presidente americano, Donald Trump, e seu colega da Coreia do Sul, Moon Jae-In, comprometeram-se a exercer "maior pressão" sobre Pyongyang em recente conversa por telefone.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteEstados Unidos (EUA)Coreia do SulExército

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país