Mundo

Brexit: Canadá e Reino Unido fecham acordo para proteger US$ 27 bi

Acordo é transitório, com objetivo de preservar relações e fluxo entre países até modelo definitivo

Vista londrina: país se prepara para saída da União Europeia no fim do ano (Tom Nicholson/Reuters)

Vista londrina: país se prepara para saída da União Europeia no fim do ano (Tom Nicholson/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de novembro de 2020 às 13h10.

Última atualização em 21 de novembro de 2020 às 13h21.

Reino Unido e Canadá fecharam um acordo comercial transitório neste sábado para proteger o fluxo de 27 bilhões de dólares em bens e serviços entre eles após o Brexit, e prometeram iniciar negociações sobre um acordo específico no próximo ano.

Conforme se prepara para encerrar a transição de saída da União Europeia em 31 de dezembro, o Reino Unido tem negociado vários acordos bilaterais para manter o comércio, com muitos simplesmente substituindo os termos que o bloco já havia acordado.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, participou de uma conversa online com o premiê do Canadá, Justin Trudeau, e seus respectivos ministros de comércio para destacar o acerto, que abre caminho para um acordo específico abrangendo mais áreas como comércio digital, pequenas empresas, meio ambiente e empoderamento econômico das mulheres.

"O acordo de hoje fundamenta 20 bilhões de libras em comércio e garante milhares de empregos", disse Liz Truss, secretária de Comércio Internacional do Reino Unido, em um comunicado.

Sua contraparte canadense, Mary Ng, afirmou que o acordo transitório "reproduz em grande parte" o acordo da UE sobre reduções tarifárias e disposições para trabalho e meio ambiente. "Queremos um acordo comercial ambicioso e abrangente de alto nível com o Reino Unido", disse Ng, sinalizando que o Canadá deseja termos semelhantes ao acordo da UE.

O Reino Unido é o quinto maior parceiro comercial do Canadá, depois de Estados Unidos, China, México e Japão.

Johnson está tentando moldar um novo "Reino Unido global" que possa agir sozinho e negociar acordos comerciais melhores do que a UE como parte do que ele diz serem os benefícios da decisão histórica de deixar o maior bloco comercial do mundo.

Em menos de dois anos, o país fez acordos comerciais com 53 países, respondendo por 164 bilhões de libras (217,82 bilhões de dólares) do comércio bilateral britânico. Críticos de Johnson apontam que muitos são basicamente os mesmos que os acordos da UE.

O Acordo de Continuidade Comercial Reino Unido-Canadá estará sujeito às verificações jurídicas finais antes de ser formalmente assinado. "Este é um bom momento", disse Trudeau.

Acompanhe tudo sobre:BrexitCanadáReino Unido

Mais de Mundo

A hegemonia do dólar deve ser terminada

Milei denuncia 'corridas cambiais' contra seu governo e acusa FMI de ter 'más intenções'

Tiro de raspão causou ferida de 2 cm em orelha de Trump, diz ex-médico da Casa Branca

Trump diz que 'ama Elon Musk' em 1º comício após atentado

Mais na Exame