Mundo

Londres espionou autoridades do G20, diz jornal

O Guardian disse que alguns delegados de países do Grupo dos 20 usaram cibercafés que tinham sido preparados por agências de inteligência britânicas para ler seus emails


	O Guardian disse que viu documentos confidenciais que detalham o monitoramento secreto realizado pela inteligência britânica 
 (REUTERS/Pawel Kopczynski)

O Guardian disse que viu documentos confidenciais que detalham o monitoramento secreto realizado pela inteligência britânica (REUTERS/Pawel Kopczynski)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2013 às 07h54.

Londres - A Grã-Bretanha interceptou ligações telefônicas e monitorou computadores utilizados por autoridades que participaram de duas reuniões financeiras internacionais de alto nível em Londres em 2009, disse um jornal britânico no domingo.

O Guardian disse que alguns delegados de países do Grupo dos 20 --que compreende as principais economias do mundo-- usaram cibercafés que tinham sido preparados por agências de inteligência britânicas para ler seus emails.

A reportagem foi publicado horas antes de os líderes do Grupo dos Oito --que fazem parte do G20-- iniciarem uma reunião de cúpula de dois dias na Irlanda do Norte.

O Guardian disse que viu documentos confidenciais que detalham o monitoramento secreto realizado pela inteligência britânica durante uma reunião de cúpula dos líderes do G20 e numa reunião de ministros das finanças em 2009, e sugeriu que a vigilância for ordem do alto escalão do governo do então primeiro-ministro Gordon Brown.

Um porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Grã-Bretanha se recusou a comentar a reportagem. O Partido Trabalhista, que ocupava o poder em 2009, não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

Neste mês o Guardian relatou detalhes do sistema de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) através de registros telefônicos e dados de Internet nos Estados Unidos.

O jornal disse que as provas estavam contidas em documentos que foram vazados pelo ex-prestador de serviço da NSA Edward Snowden e vistos pelo Guardian.

Acompanhe tudo sobre:EspionagemEuropaG20Países ricosReino Unido

Mais de Mundo

Membro de movimento neonazista é preso por planejar ataques durante os Jogos Olímpicos de Paris

Governo Trabalhista do Reino Unido apresenta novo pacote de leis

Campanha republicana defende posse de armas após tentativa de assassinato de Trump

Primeira pesquisa após atentado mostra Biden e Trump tecnicamente empatados

Mais na Exame