Mundo

Braskem fornecerá produto verde para assento de estádio

O produto a ser utilizado na confecção dos assentos é um polietileno fabricado a partir da cana-de-açúcar

Braskem avança na química verde (Miriam Fichtner)

Braskem avança na química verde (Miriam Fichtner)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2012 às 17h55.

São Paulo - O projeto da Braskem de fornecer resinas produzidas a partir de etanol a estádios de futebol chegou ao Brasil. Após iniciativa pioneira em parceria com a Amsterdam ArenA, responsável pela administração do estádio do Ajax, na Holanda, a petroquímica fornecerá o produto para assentos a serem instalados no estádio do Morumbi, em São Paulo. As novas cadeiras serão fabricadas pela Giroflex-forma e equiparão o camarote do estádio paulista.

O produto a ser utilizado na confecção dos assentos é um polietileno (PE) fabricado a partir da cana-de-açúcar. A tecnologia desenvolvida pela Braskem tem a inclusão de aditivos de performance e processo desenvolvidos pela empresa Cromex. Os aditivos apresentam formulações isentas de metais pesados e propriedades retardantes de chama livre de halogênios, conforme requisitos da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

"A novidade para todos nós é a sustentabilidade envolvida na concepção do projeto. Isso porque o plástico utilizado nos assentos tem como matéria-prima o etanol, fonte renovável de energia, o que substitui o composto tradicional à base de petróleo", afirma em nota o diretor de novos negócios da Giroflex-forma, Linaldo Vilar. A companhia, líder no mercado mobiliário na América Latina, pretende investir aproximadamente R$ 6 milhões nos próximos três anos para atender ao mercado de assentos para arenas esportivas.

A primeira iniciativa da Braskem nesse mercado foi anunciada em novembro do ano passado, na Holanda. O projeto prevê a substituição de todos os 54 mil assentos instalados no estádio do Ajax em um prazo de até dois anos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasBraskemQuímica e petroquímicaEmpresas brasileirasSustentabilidade

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário