Mundo

Brasil pagará US$ 346,6 mi por ano ao Paraguai por energia

Segundo o presidente Paraguaio, Fernando Lugo, o pagamento anual que seu país receberá nos próximos 13 anos será 286% maior do que o país recebia

Itaipu: antes da renegociação, o Paraguai recebia pela venda da energia da usina 120 milhões de dólares anuais (Nani Gois)

Itaipu: antes da renegociação, o Paraguai recebia pela venda da energia da usina 120 milhões de dólares anuais (Nani Gois)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 08h17.

Assunção - O Brasil pagará 346,6 milhões de dólares por ano ao Paraguai por 95% da energia não utilizada pelo país produzida na Hidrelétrica Binacional de Itaipu, anunciou nesta quarta-feira o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

"Isto é para nos alegrar e para confirmar o que prometemos sobre a soberania energética e sobre a obtenção de mais dinheiro por nossa energia, algo que até os mais pessimistas não podem ignorar", disse Lugo em discurso feito durante uma visita à Itaipu, sobre o rio Paraná.

Lugo destacou que o pagamento anual que receberá o Paraguai nos próximos 13 anos será 286% maior do que o país recebia. "Além disso, faremos um uso maior de nossa energia".

O presidente paraguaio anunciou também que o dinheiro adicional, obtido ao longo de várias negociações, se destinará ao desenvolvimento econômico, à saúde e à educação no país.

Antes da renegociação com o Brasil, o Paraguai recebia pela venda da energia de Itaipu 120 milhões de dólares anuais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasHidrelétricasItaipuParaguaiServiços

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos