Mundo

Brasil pagará US$ 346,6 mi por ano ao Paraguai por energia

Segundo o presidente Paraguaio, Fernando Lugo, o pagamento anual que seu país receberá nos próximos 13 anos será 286% maior do que o país recebia

Itaipu: antes da renegociação, o Paraguai recebia pela venda da energia da usina 120 milhões de dólares anuais (Nani Gois)

Itaipu: antes da renegociação, o Paraguai recebia pela venda da energia da usina 120 milhões de dólares anuais (Nani Gois)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2011 às 08h17.

Assunção - O Brasil pagará 346,6 milhões de dólares por ano ao Paraguai por 95% da energia não utilizada pelo país produzida na Hidrelétrica Binacional de Itaipu, anunciou nesta quarta-feira o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

"Isto é para nos alegrar e para confirmar o que prometemos sobre a soberania energética e sobre a obtenção de mais dinheiro por nossa energia, algo que até os mais pessimistas não podem ignorar", disse Lugo em discurso feito durante uma visita à Itaipu, sobre o rio Paraná.

Lugo destacou que o pagamento anual que receberá o Paraguai nos próximos 13 anos será 286% maior do que o país recebia. "Além disso, faremos um uso maior de nossa energia".

O presidente paraguaio anunciou também que o dinheiro adicional, obtido ao longo de várias negociações, se destinará ao desenvolvimento econômico, à saúde e à educação no país.

Antes da renegociação com o Brasil, o Paraguai recebia pela venda da energia de Itaipu 120 milhões de dólares anuais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpresasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEnergia elétricaEstatais brasileirasHidrelétricasItaipuParaguaiServiços

Mais de Mundo

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo