Brasil outorga US$ 562 mil a Caricom para programa de redução de desastres
O embaixador do Brasil em Barbados e o diretor do Escritório para o controle de emergência para desastres no Caribe assinaram o acordo.
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
Castries - Brasil outorgou um subsídio de US$ 562 mil a um organismo da Comunidade do Caribe (Caricom) para que potencialize um programa de redução de risco de desastres na região, informou uma fonte oficial.
O embaixador do Brasil em Barbados, Appio Claudio Acquarone, e o diretor do Escritório para o controle de emergência para desastres no Caribe (CDEMA, na sigla em inglês), Jeremy Collymore, assinaram o acordo.
"Para nós, no Caricom, este subsídio facilitará a prática na redução de risco de desastres (DRR, na sigla em inglês)", que engloba áreas como "seguros de risco para produtores rurais e aplicação de tecnologia da informação na segurança das escolas", assinalou Collymore.
Os fundos, que serão desembolsados através da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), têm como objetivo principal a monitoração das secas e o estabelecimento de mecanismos de segurança agrícola perante riscos de desastre, entre outros.
Estes recursos também serão destinados a programas para a reparação de escolas afetados por desastres naturais ou vulneráveis a eles.
Os anos 2009 e 2010 "foram muito produtivos nas relações entre Brasil e a região caribenha, com a abertura de seis novas embaixadas, de um total de 13 atualmente em funcionamento", concluiu Acquarone.
Leia mais notícias sobre o meio ambiente
Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente e Energia no Twitter