Mundo

Brasil formaliza saída da Unasul após receber presidência do bloco

Outros países da América do Sul já saíram do bloco, que é foi fundado por Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela

Jair Bolsonaro e outros presidentes americanos em encontro no Chile para criação do Prosul, bloco que pretende substituir Unasul (Rodrigo Garrido/Reuters)

Jair Bolsonaro e outros presidentes americanos em encontro no Chile para criação do Prosul, bloco que pretende substituir Unasul (Rodrigo Garrido/Reuters)

E

EFE

Publicado em 15 de abril de 2019 às 20h06.

Priorizar nos meus resultados Google

Rio de Janeiro — O governo do Brasil formalizou nesta segunda-feira, 15, a decisão de deixar a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) pouco depois de ser informado que a Bolívia havia passado para o país a presidência temporária do bloco.

"O governo brasileiro denunciou, no dia de hoje, o Tratado Constitutivo da Unasul, formalizando sua saída da organização", informou o Ministério de Relações Exteriores em comunicado.

O governo Bolsonaro é crítico ao bloco, criado por Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela, com a intenção de fazer um contraponto aos Estados Unidos. Além do Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Equador já saíram do bloco.

Em abril de 2018, ainda no governo Temer, o país já havia suspendido sua participação no bloco.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaBrasilUnasulAmérica do Sul

Mais de Mundo

Justiça do Paraguai decreta prisão preventiva de Santiago Peña

Votos não contabilizados em cartão de memória mudam eleição na Geórgia

Presidente de Israel dará ao líder da oposição a missão de formar governo

Terremoto de magnitude 4,7 atinge a costa do Equador, na província de Manabí