Mundo

BPI quer melhor situação orçamentária

Segundo o presidente do Banco Central Europeu, a situação deve melhorar progressivamente nos países desenvolvidos, especialmente os europeus

Jean-Claude Trichet: "Isto é certo para todos nós e, com certeza, inclui a Europa" (Fabrice Coffrini/AFP)

Jean-Claude Trichet: "Isto é certo para todos nós e, com certeza, inclui a Europa" (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2011 às 12h03.

Basiléia - A situação orçamentária deve melhorar progressivamente, especialmente na Europa, afirmou nesta segunda-feira o porta-voz do grupo de principais bancos centrais do mundo, Jean-Claude Trichet, após uma reunião do Banco de Pagamentos Internacionais (BPI) na Basileia (Suíça).

"A situação orçamentária das economias avançadas deve melhorar progressivamente", disse Trichet, no momento em que a Grécia negocia um segundo plano de ajuda econômica ante a possibilidade de incapacidade de financiar por conta própria a dívida em 2012.

"Isto é certo para todos nós e, com certeza, inclui a Europa", completou Trichet, que é presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Segundo uma fonte europeia, os países da Eurozona estudam conceder uma ajuda adicional à Grécia para evitar que Atenas tenha que obter financiamento nos mercados de dívida em 2012.

No sábado, o diretor do fórum de ministros das Finanças da zona euro, Jean-Claude Juncker, afirmou que a Grécia necessita de "um programa de ajuste suplementar".

Acompanhe tudo sobre:EuropaBCEOrçamento federal

Mais de Mundo

Nova tarifa dos EUA coloca Brasil 'em pé de igualdade', mas incerteza segue

EUA ordena retirada de pessoal não essencial da embaixada em Beirute

‘El Mencho’: presidente do México diz que EUA não atuaram na operação

México: morte de traficante causa onda de violência e caos no país