Mundo

BP faz acordo de US$ 7,8 bi por vazamento no Golfo do México

Vazamento ocorreu em abril de 2010 e é considerada a pior catástrofe ecológica da história dos Estados Unidos

O acordo não diz respeito aos milhões de dólares em multas e processos por parte do Governo americano e governos locais (Ben Stansall/AFP)

O acordo não diz respeito aos milhões de dólares em multas e processos por parte do Governo americano e governos locais (Ben Stansall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2012 às 15h25.

Chicago - A petroleira britânica BP informou ter chegado a um acordo de 7,8 bilhões de dólares para pagar a pescadores e outros atores privados afetqados pelo gigantesco vazamento de petróelo de 2010 no Golfo do México, às vésperas do início de um julgamento nos Estados Unidos.

O acordo não diz respeito aos milhões de dólares em multas e processos por parte do Governo americano e dos governos locais afetados pela tragédia ecológica.

"O acordo proposto não inclui os processos contra a BP realizadas pelo departamento de Justiça nem outras agências federais (incluídos na Lei de Águas Limpas e Danos a Recursos Naturais sob a lei da Poluição Petroleira), nem pelos governos locais e estatais", afirmou a BP em um comunicado.

A plataforma Deepwater Horizon, que trabalhava para a BP, explodiu em abril de 2010 causando a pior catástrofe ecológica da história dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnergiaEstados Unidos (EUA)MéxicoPaíses ricosPetróleo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia