Mundo

Bósnia doa 550 toneladas de armas ao Iraque para combater EI

A doação foi feita a pedido dos EUA e diz respeito a armas e munições produzidas décadas atrás, quando a Bósnia passava por uma guerra civil


	Bakir Izetbegovic, presidente da Bósnia: para tentar fazer parte da Otan, a Bósnia tem, primeiro, que se desfazer de mais de 16.500 toneladas de munições e de mais de 40 mil itens de armamento, sobras da guerra de 1992-95
 (Dado Ruvic/Reuters)

Bakir Izetbegovic, presidente da Bósnia: para tentar fazer parte da Otan, a Bósnia tem, primeiro, que se desfazer de mais de 16.500 toneladas de munições e de mais de 40 mil itens de armamento, sobras da guerra de 1992-95 (Dado Ruvic/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2015 às 15h48.

Sarajevo - A Bósnia doou mais de 550 toneladas de armas e munições sobressalentes ao Iraque como parte de seu envolvimento na coalizão liderada pelos Estados Unidos contra os militantes do Estado Islâmico, afirmou o ministro da Defesa do país balcânico nesta segunda-feira.

A doação foi feita a pedido dos EUA e diz respeito a armas e munições produzidas décadas atrás, quando a Bósnia era parte da hoje extinta Federação Iugoslava, disse o ministro, Zekerijah Osmic, a repórteres.

“Admito que continuaremos a conversar sobre este tópico com nossos parceiros, neste caso a embaixada dos EUA, e que é possível dar sequência com doações semelhantes no futuro”, disse Osmic.

De acordo com as reformas de defesa patrocinadas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e pelos EUA, a Bósnia tem que se desfazer de mais de 16.500 toneladas de munições e de mais de 40 mil itens de armamento, sobras da guerra de 1992-95 na qual mais de 100 mil pessoas morreram.

A Bósnia não é membro da Otan, mas deseja fazer parte da aliança.

Muitas das armas sobressalentes, mantidas em armazéns muitas vezes próximos de assentamentos humanos, estão enferrujando e podem se tornar uma ameaça à segurança dos cidadãos, disse Osmic.

Trata-se da primeira doação bósnia a Bagdá na luta da coalizão contra o Estado Islâmico, mas a Bósnia já fez doações tanto ao Iraque quanto ao Afeganistão quando tropas de seu país serviram em missões internacionais nestes locais.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIraqueEstado IslâmicoOtanBósnia

Mais de Mundo

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque