Mundo

Bolívia controlará destruição de plantação de coca

Os EUA forneceram os equipamentos para a medição das plantações por satélite e o Brasil a tecnologia para processar e interpretar as imagens

De acordo com a mesma fonte, a Bolívia tinha em 2010 mais de 31 mil hectares de plantações, 22% mais que em 2006 quando o presidente Evo Morales chegou ao poder (Wikimedia Commons)

De acordo com a mesma fonte, a Bolívia tinha em 2010 mais de 31 mil hectares de plantações, 22% mais que em 2006 quando o presidente Evo Morales chegou ao poder (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2012 às 18h21.

Chimoré - O Governo da Bolívia, com apoio de Brasil e Estados Unidos, começou a aplicar nesta sexta-feira um novo sistema de controle por satélite da destruição de plantações de folha de coca, matéria-prima para produzir cocaína, com a ONU como observadora.

O novo sistema, estipulado em fevereiro, foi inaugurado pelo ministro de Governo, Carlos Romero, junto com o embaixador do Brasil, Marcel Biato, e o encarregado de negócios dos EUA, John Creamer, em um ato em Chimoré, povoado do centro da Bolívia onde se produz coca.

O objetivo do projeto é dotar a Bolívia de tecnologia para identificar novas plantações, disse o vice-ministro de Substâncias Controladas, Felipe Cáceres, aos jornalistas levados ao local pelo Governo.

Os EUA forneceram os equipamentos para a medição das plantações por satélite e o Brasil a tecnologia para processar e interpretar as imagens.

Ambos capacitaram os bolivianos que se encarregarão do sistema, e os dados obtidos serão compartilhados para garantir a 'credibilidade e eficácia', assinalou Biato, expressando sua confiança em que a 'vontade política' e a tecnologia darão resultados na luta antinarcóticos.

Creamer, por sua vez, afirmou que o projeto 'reflete muito bem a necessidade de coordenar os recursos e os esforços para ter possibilidades de sucesso' perante o narcotráfico e o crime organizado, que 'não respeitam as fronteiras'.

A Bolívia é o terceiro maior produtor mundial de coca e cocaína, depois de Peru e Colômbia, e o principal distribuidor dessas drogas aos países do Cone Sul, segundo a ONU.

De acordo com a mesma fonte, a Bolívia tinha em 2010 mais de 31 mil hectares de plantações, 22% mais que em 2006 quando o presidente Evo Morales chegou ao poder. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBolíviaDados de BrasilDrogasEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Voo de repatriação de brasileiros no Líbano chega ainda hoje em Beirute, diz FAB

União Europeia vai impor tarifas de até 45% sobre veículos elétricos da China

Conheça Danyang, cidade chinesa que é o maior centro de fabricação de lentes do mundo

Marinha da China abre navios de guerra para visitação pública