Mundo

Bispos cubanos pedem reforma política

Liderança da Igreja Católica pediu que a cúpula do regime comunista continue "atualizando" o sistema político para permitir mais liberdades

Jose Felix Perez, secretário-executivo da Conferência Episcopal Cubana, conversa com repórteres em Havana, Cuba (Desmond Boylan/Reuters)

Jose Felix Perez, secretário-executivo da Conferência Episcopal Cubana, conversa com repórteres em Havana, Cuba (Desmond Boylan/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 20h49.

Havana - A liderança da Igreja Católica em Cuba pediu, em carta endereçada aos fiéis, que a cúpula do regime comunista da ilha continue "atualizando" o sistema político para permitir mais liberdades, de forma análoga à liberalização ocorrida na economia.

A declaração da Conferência Episcopal Cubana, lida no domingo nas igrejas e apresentada nesta segunda-feira a jornalistas, elogia as reformas "incipientes", o que inclui mais facilidades para que os cubanos viajem, abram pequenas empresas e comprem imóveis, além da libertação de presos políticos.

"Acreditamos que uma atualização da legislação nacional de natureza política seja indispensável, como já vem ocorrendo no âmbito econômico", disse a carta.

"Cuba está convocada a ser uma sociedade plural ..., deve haver o direito à diversidade em termos de pensamento, criatividade e busca pelo futuro", acrescentou a nota, sem reivindicar explicitamente uma sistema pluripartidário ou a restauração do capitalismo.

A Igreja Católica mantém nos últimos anos uma importante interlocução com o regime cubano, tendo mediado em 2010 a libertação de 115 presos políticos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaIgreja Católicareformas

Mais de Mundo

Rússia combate na Ucrânia há tanto tempo quanto na Segunda Guerra Mundial

Incêndio na Patagônia argentina já devastou quase 12 mil hectares

UE confirma assinatura do acordo com Mercosul no sábado, 17

EUA podem liberar sanções adicionais à Venezuela ainda nesta semana, diz Bessent