Mundo

Bispo renuncia após comentários sobre a ausência de mulheres na Santa Ceia

Carlos Eugenio Irarrazaval foi apontado pelo papa em uma tentativa de reconstruir a credibilidade da Igreja após um escândalo de abusos sexuais

Papa Francisco: bispo havia sido indicado por ele (Tony Gentile/Reuters)

Papa Francisco: bispo havia sido indicado por ele (Tony Gentile/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 14 de junho de 2019 às 21h13.

Santiago - Um bispo auxiliar chileno indicado pelo papa Francisco um mês atrás renunciou nesta sexta-feira (14), informou a Arquidiocese de Santiago em nota, semanas depois de ele fazer comentários polêmicos sobre a ausência de mulheres na chamada Santa Ceia .

O bispo Carlos Eugenio Irarrazaval foi apontado pelo papa em uma tentativa de reconstruir a credibilidade da Igreja após um escândalo de abusos sexuais que expôs centenas de acusações que agora são investigadas por promotores criminais.

A Arquidiocese de Santiago não especificou as razões para a saída de Irarrazaval, mas disse que o Papa Francisco havia aceitado a renúncia do bispo "em favor da união e para o bem da Igreja".

Não foi possível contatar Irarrazaval para ele comentar o assunto.

A curta passagem do bispo começou com uma entrevista televisionada em maio, na qual ele disse que não havia mulheres sentadas à mesa da Santa Ceia e que "temos que respeitar isso".

"Jesus Cristo tomou decisões e elas não eram ideológicas... e queremos ser fiéis a Jesus Cristo", disse.

De acordo com a Bíblia, a Santa Ceia foi a última refeição de Cristo ao lado de seus discípulos antes de sua morte por crucificação, e é retratada em muitas obras de arte.

Os comentários provocaram uma forte repercussão entre críticos da Igreja e em grupos de direitos das mulheres em meio a uma onda de queda de popularidade da Igreja Católica por conta de uma série de escândalos sexuais envolvendo sacerdotes católicos no Chile e no mundo.

Acompanhe tudo sobre:Papa Francisco

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia